Prática de Formação

Prática de Formação

1st Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Renascimento - ENEM e Vestibulares

Renascimento - ENEM e Vestibulares

1st - 12th Grade

10 Qs

Conhecimentos sobre Ciência e Didática - ODP

Conhecimentos sobre Ciência e Didática - ODP

1st - 12th Grade

10 Qs

Políticas_PED_22

Políticas_PED_22

1st - 10th Grade

10 Qs

Paulo Freire

Paulo Freire

KG - University

10 Qs

ÉTICA E MORAL

ÉTICA E MORAL

1st Grade

10 Qs

Filme: Escritores da Liberdade

Filme: Escritores da Liberdade

1st Grade

10 Qs

Grecia Antiga: Esparta, Medos e helenismo

Grecia Antiga: Esparta, Medos e helenismo

1st - 12th Grade

6 Qs

Movimento Afrodescendente Brasileiro 2

Movimento Afrodescendente Brasileiro 2

1st - 12th Grade

9 Qs

Prática de Formação

Prática de Formação

Assessment

Quiz

Education

1st Grade

Hard

Created by

KETHEEN MEIRA

Used 1+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

20 sec • 1 pt

A essência da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões próprias a sua realidade, fundando-se na sua temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros, na rede de Ciência e Tecnologia disponível na Sociedade e nos Movimentos Sociais em defesa de projetos que associem as soluções por essas questões à qualidade social da vida coletiva no país (MEC, 2002, p.37). Nesse sentido, não é correto afirmar que:

A escola do campo deve corresponder à necessidade da formação integral do morador do campo.

A escola do campo precisa garantir o acesso a todos os níveis e modalidades de ensino aos moradores do campo

A educação do campo trata apenas de conteúdos voltados a agricultura.

A educação do campo tem materialidade, surge por meio das lutas dos movimentos sociais que se organizam contra o descaso com que as elites brasileiras tratam das questões campesinas.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

20 sec • 1 pt

A inclusão escolar implica mudanças de paradigma, conceitos e posições que escapam às regras educacionais tradicionais. Na educação infantil, a perspectiva inclusiva revolucionou o sistema organizacional e as propostas curriculares atuais. A meta da inclusão escolar no ensino infantil é transformar instituições, de modo que se tornem espaços de formação e de ensino de qualidade para todas as crianças, mesmo aquelas que apresentam necessidades próprias e diferentes das demais no domínio das aprendizagens correspondentes à sua idade e requerem recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas. Dessa forma, deve-se desenvolver mais e melhor o modelo biopsicossocial, as bases e práticas da educação especial e a educação especial na perspectiva da educação inclusiva para uma sociedade plural e diversa. São considerados objetivos da educação especial, exeto:

Proporcionar maior autonomia às crianças de zero a cinco anos. 


Promover capacidades, envolvendo o desenvolvimento pleno de sua personalidade. 

Estimular a participação ativa de alunos com deficiências, com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. 

Estimular a adequação da criança com deficiência, para que possa cumprir com as práticas pedagógicas próprias para sua idade e desenvolvimento.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

20 sec • 1 pt

A pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. Em diversos países no mundo, cada um possui seus valores, suas culturas e uma forma de ver, entender e agir, formando assim as diferentes aptidões. No Brasil, é possível ver a diversidade existente entre as regiões brasileiras nas manifestações folclóricas, na culinária, na religiosidade, na música, nas festas tradicionais e em outros aspectos. Com base na diversidade cultural, assinale a alternativa correta. 


Ao vivenciar a cultura, o ser humano produz manifestações, como por exemplo, obras de arte (pintura e escultura) e vestuário, que são classificados como cultura imaterial. 

A cultura brasileira reflete os valores unicamente do povo brasileiro. 

A cultura está em transformação permanente, pois é influenciada por novos hábitos e maneiras de pensar que surgem com o desenvolvimento do ser humano e da própria sociedade.  


Uma característica da cultura é o mecanismo adaptativo, onde gerações mais antigas transmitem o conjunto de conhecimentos às gerações seguintes, criando uma continuidade dos costumes naquele grupo. 


A cultura erudita, também conhecida como cultura popular, baseia-se no conjunto de valores relacionados ao comportamento físico dos seres humanos e como eles manifestam os valores culturais de um grupo. 

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

20 sec • 1 pt

O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas tem enfrentado alguns equívocos que podem prejudicar sua compreensão e implementação adequada. Dentre esses equívocos está: 

O ensino desses temas não se resume apenas ao sofrimento e à vitimização dos afro-brasileiros e indígenas.

A valorização da diversidade é parte fundamental da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Ensinar sobre História e Cultura Afro-Brasileira e indígena é promover a divisão racial.

A história e cultura afro-brasileira e indígena são parte integrante da História do Brasil.

A diversidade cultural brasileira é uma parte fundamental da identidade nacional e deve ser refletida no currículo escolar.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

20 sec • 1 pt

Para a implementação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é necessário que todos os profissionais da educação atuantes nas escolas se responsabilizem pelo atendimento de cada estudante públicoalvo da Educação Especial.
As opções a seguir apresentam recomendações do Conselho Municipal de Educação para as Unidades de Ensino sobre a implementação da Política de Educação Especial, à exceção de uma. Assinale-a.


Promover espaços de troca sobre Educação Inclusiva, bem como a articulação entre professores, profissionais de apoio e famílias.

Especificar no Projeto Político-Pedagógico as ações para a garantia do acesso, permanência, participação plena, desenvolvimento e aprendizagem do público-alvo da educação especial.

Propiciar momentos e espaços de formação da equipe e dos colegiados de participação, oportunizando a reflexão sobre os direitos humanos e o respeito às diferenças.

Solicitar que os professores acompanhem pessoalmente seus estudantes com deficiência ao Atendimento Educacional Especializado.


Assegurar a matrícula de todos os estudantes, como direito inalienável, sendo vedadas quaisquer formas de discriminação ou cobranças indevidas para sua efetivação.