Avaliação de Filosofia

Avaliação de Filosofia

11th Grade

15 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Estética

Estética

12th Grade

10 Qs

FILOSOFIA

FILOSOFIA

12th Grade

15 Qs

Revisão Ac1 4ª etapa - Filosofia 2º ano

Revisão Ac1 4ª etapa - Filosofia 2º ano

11th Grade

11 Qs

AV1 3 Tri [3,5] Ética do Dever & Esclarecimento

AV1 3 Tri [3,5] Ética do Dever & Esclarecimento

12th Grade

11 Qs

Kant e o Esclarecimento

Kant e o Esclarecimento

11th - 12th Grade

10 Qs

Estética de Nietzsche

Estética de Nietzsche

12th Grade

10 Qs

A Concepção de Homem em Friedrich Nietzsche

A Concepção de Homem em Friedrich Nietzsche

12th Grade - University

20 Qs

1MA Filosofia_Se Liga_2º Trimestre_Atividade 1 (6,0)

1MA Filosofia_Se Liga_2º Trimestre_Atividade 1 (6,0)

12th Grade

10 Qs

Avaliação de Filosofia

Avaliação de Filosofia

Assessment

Quiz

Philosophy

11th Grade

Hard

Created by

LUIZ KONNKCCE

Used 3+ times

FREE Resource

15 questions

Show all answers

1.

DROPDOWN QUESTION

30 sec • 3 pts

O sujeito ético é aquele que possui a capacidade de fazer escolhas (a)   , e assumir a responsabilidade por suas (b)   . Ele é um agente moral que reconhece a importância de considerar os valores (c)   ao tomar decisões. O sujeito ético se conhece e conhece as normas sociais, também reflete criticamente sobre elas e busca agir de acordo com (d)   éticos fundamentais.

normas

atitudes

faltas

conscientes

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

Immanuel Kant é um dos filósofos mais estudados na modernidade. Seus trabalhos são pilares e pontos de partida para a filosofia alemã moderna, com seguidores como Fichte, Hegel, Schelling e Schopenhauer. Kant tentou resolver as questões entre o racionalismo de Descartes e Leibniz e o empirismo dos filósofos David Hume e John Locke. Entre as principais ideias de Kant podemos destacar: (0,5)

Kant revela que o espírito, ou a razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria-prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico (de finalidade) unem o mundo sensível e inteligível, os nossos julgamentos morais e empíricos, dando unidade ao seu sistema.

Kant revela que o espírito, ou a razão, não modela e nem coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria-prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico (de finalidade) unem o mundo sensível e inteligível, os nossos julgamentos morais e empíricos, dando unidade ao seu sistema.

Kant revela que o espírito, ou a razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos internos são apenas matéria-prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico (de finalidade) não unem o mundo sensível e inteligível, os nossos julgamentos morais e empíricos.

Kant revela que o espírito, ou a razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria-prima para o conhecimento. A falta do julgamento teleológico (de finalidade) unem o mundo sensível e inteligível, os nossos julgamentos morais e empíricos, dando unidade ao seu sistema.

Kant revela que o espírito, ou a razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria-prima para o conhecimento. O julgamento imparcial e teleológico (de finalidade) apenas no mundo inteligível, os nossos julgamentos morais e empíricos, dando unidade ao seu sistema.

3.

DRAG AND DROP QUESTION

30 sec • 3 pts

Ao perceber que somos limitados pelo que nos é dado conhecer, não podemos conhecer (a)  

as verdades sobre nós, “como nós somos em si”.

as verdades sobre a sociedade, “como ela é em si”.

as verdades sobre o mundo, “como ele é em si”.

as verdades sobre a vida, “como ela é em si”.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como “Século das Luzes”. Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi:

Defender o uso da razão sobre a fé para entender e solucionar apenas os problemas pessoais.

Defender o uso da razão sobre a fé para entender e solucionar apenas os problemas sociais.

Defender o uso da fé sobre a razão para entender e solucionar apenas os problemas existenciais.

Defender o uso da razão sobre a fé para entender e solucionar apenas os problemas políticos.

Defender o uso da fé sobre a razão para entender e solucionar apenas os problemas emocionais.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

(1712-1778) Ele foi um filósofo social e escritor suíço. O mais radical e popular dos filósofos que participaram do movimento intelectual do século XVIII – o Iluminismo. Sua obra principal, "O Contrato Social", serviu de verdadeiro catecismo para a Revolução Francesa e exerceu grande influência no chamado liberalismo político. Defensor ardoroso dos princípios de "liberdade, igualdade e fraternidade", o lema da revolução, é visto como o "profeta" do movimento. Estamos falando de:

Jean-Jacques Rousseau

Immanuel Kant

Friedrich Nietzsche

Jean Paul Sartre

René Descartes

6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

30 sec • 3 pts

De acordo com o exerto lido, Nietzsche traz uma comparação acerca de seu discurso, pondo em discussão as questões superficiais, essas comparações estão entre:

Falso e verdadeiro; doente e saudável; morte e vida.

Doença e saúde; princípio e fim; forte e fraco.

Verdadeiro e falso; saúde e doença; bem e mal.

Princípio e fim; primeiro e último; abertura e encerramento.

Dogmas e conceitos; nascimento e morte; pontualidade e atraso.

7.

FILL IN THE BLANK QUESTION

1 min • 3 pts

Indique as condições abaixo se são Verdadeiras ou Falsas: (0,5)
A. ( ) Nietzsche obriga-se a ideia segundo a qual os eventos históricos instruíam os homens a não repeti-los, segundo a teoria do eterno retorno, que compreende o assentimento diante de “destruições do mundo” cíclicas.
B. ( ) Para Kant, essa voz é nossa razão prática, relacionada à nossa capacidade de tomar decisões morais e agir de acordo com princípios éticos. E a faculdade humana mais importante no processo de escolhas éticas.
C. ( ) Kant enfatiza que a moralidade de uma ação não está na sua consequência ou no resultado alcançado, mas sim na intenção e no dever de agir corretamente. Devemos fazer o certo pelo certo, sem levar em consideração as consequências - boas ou ruins - da ação correta.
D. ( ) Na Grécia Antiga se desenvolveu uma ética racionalista, onde a paixão deveria prevalecer sobre a razão e os desejos individuais. O correto correspondia ao comportamento que era guiado pela razão. O incorreto, ou o mal, correspondiam as paixões desenfreadas, que deveriam ser contidas. E. ( ) Aprendemos que a ética kantiana menospreza o papel do dever e da razão na construção do sujeito ético.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?