Quiz sobre Mídias Sociais e Identidade Brasileira

Quiz sobre Mídias Sociais e Identidade Brasileira

2nd Grade

11 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

FILOSOFIA- CONHECIMENTO MÍTICO E FILOSOFICO

FILOSOFIA- CONHECIMENTO MÍTICO E FILOSOFICO

2nd - 11th Grade

13 Qs

FILOSOFIA 2ª SÉRIE IV BIM

FILOSOFIA 2ª SÉRIE IV BIM

2nd Grade

10 Qs

ÉTICA KANTIANA

ÉTICA KANTIANA

2nd Grade

10 Qs

2ª Série - Filosofia: Cap. 4 a 6 - 2º BIM

2ª Série - Filosofia: Cap. 4 a 6 - 2º BIM

2nd Grade

12 Qs

Filosofia ENEM

Filosofia ENEM

1st - 12th Grade

15 Qs

Trabalho - 2º anos - Sociologia

Trabalho - 2º anos - Sociologia

2nd Grade

10 Qs

Linguagem professor Afonso

Linguagem professor Afonso

2nd Grade

10 Qs

2ª Série_Revisão_2ºBIM

2ª Série_Revisão_2ºBIM

1st - 2nd Grade

10 Qs

Quiz sobre Mídias Sociais e Identidade Brasileira

Quiz sobre Mídias Sociais e Identidade Brasileira

Assessment

Quiz

Philosophy

2nd Grade

Hard

Created by

Graciele Bagage

Used 3+ times

FREE Resource

11 questions

Show all answers

1.

OPEN ENDED QUESTION

3 mins • 1 pt

“As redes sociais são sinônimo de comunicação, tecnologia, e informação, que de acordo com a sua implantação foi se renovando e melhorando cada vez mais até chegar como é hoje, servindo a muitos usuários.”

(REDES SOCIAIS: INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ADOLESCENTES Águita da Mota Guimarães; Lívia da Silva Aleixo; Mariana Sant’ Anna Costa)

Com base no texto, descreva quais são as principais vantagens das mídias sociais.

Evaluate responses using AI:

OFF

2.

FILL IN THE BLANK QUESTION

30 sec • 1 pt

A construção da identidade brasileira começou a partir de qual evento?

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

As redes sociais de relacionamento ganham força a cada dia. Uma das ferramentas que tem contribuído significativamente para que isso ocorra é o surgimento e a consolidação da blogosfera, nome dado ao conjunto de blogs e blogueiros que circulam pela Internet. Um blog é um site com acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários on-line. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A possibilidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante dos blogs. O que foi visto com certa desconfiança pelos meios de comunicação virou até referência para sugestões de reportagem. A linguagem utilizada pelos blogueiros, autores e leitores de blogs, foge da rigidez praticada nos meios de comunicação e deixa o leitor mais próximo do assunto, além de facilitar o diálogo constante entre eles.

Disponível em: http//pt.wikipedia.org. Acesso em: 21 maio 2010 (adaptado).

As redes sociais compõem uma categoria de organização social em que grupos de indivíduos utilizam a Internet com objetivos comuns de comunicação e relacionamento. Nesse contexto, os chamados blogueiros:

promovem discussões sobre diversos assuntos, expondo seus pontos de vista particulares e incentivando a troca de opiniões e consolidação de grupos de interesse.

contribuem para o analfabetismo digital dos leitores de blog, uma vez que não se preocupam com os usos padronizados da língua.

interferem nas rotinas de encontros e comemorações de determinados segmentos, porque supervalorizam o contato à distância.

definem previamente seus seguidores, de modo a evitar que pessoas que não compactuam com as mesmas opiniões interfiram no desenvolvimento de determinados assuntos.

utilizam os blogs para exposição de mensagens particulares, sem se preocuparem em responder aos comentários recebidos, e abdicam do uso de outras ferramentas virtuais, como o correio eletrônico.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2017.

A persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo tem em vista a vinculação histórica fundamental entre

etnia e miscigenação racial.

sociedade e igualdade jurídica.

espaço e sobrevivência cultural.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%). É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos. As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque

asseguram as expressões multiculturais.

promovem a diversidade de etnias.

falseiam os dogmas teológicos.

estimulam os rituais sincréticos.

restringem a liberdade de credo.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Nas últimas décadas, uma acentuada feminização no mundo do trabalho vem ocorrendo. Se a participação masculina pouco cresceu no período pós-1970, a intensificação da inserção das mulheres foi o traço marcante. Entretanto, essa presença feminina se dá mais no espaço dos empregos precários, onde a exploração, em grande medida, se encontra mais acentuada. A transformação descrita no texto tem sido insuficiente para o estabelecimento de uma condição de igualdade de oportunidade em virtude da(s)

estagnação de direitos adquiridos e do anacronismo da legislação vigente.

manutenção do status quo gerencial e dos padrões de socialização familiar.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

“A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) As distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígenes e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor."

(Stuart B. Schwartz, SEGREDOS INTERNOS).

A partir do texto, pode-se concluir que:

a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e constituiu-se no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.

b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade europeia nos séculos XV e XVI.

c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.

d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros, tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade colonial.

e) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?