seliga 3tri 3s pv

seliga 3tri 3s pv

2nd Grade

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Avaliação de Projeto de Vida - 2º trimestre

Avaliação de Projeto de Vida - 2º trimestre

2nd Grade

10 Qs

Trabalho Cooperativo

Trabalho Cooperativo

2nd Grade

10 Qs

Projeto de Vida e Coletividade

Projeto de Vida e Coletividade

2nd Grade

10 Qs

Tipos de Liderança

Tipos de Liderança

2nd Grade

12 Qs

RECUPERAÇÃO 2 - SOCIEDADE GLOBAL E PLANEJAMENTO PESSOAL

RECUPERAÇÃO 2 - SOCIEDADE GLOBAL E PLANEJAMENTO PESSOAL

2nd Grade

10 Qs

Oratória Av.2

Oratória Av.2

2nd Grade

10 Qs

Projeto de Vida

Projeto de Vida

2nd Grade

10 Qs

Sociedade Global e Local

Sociedade Global e Local

2nd Grade

5 Qs

seliga 3tri 3s pv

seliga 3tri 3s pv

Assessment

Quiz

Life Project

2nd Grade

Medium

Used 1+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

São pressupostos básicos na elaboração de um currículo, exceto:


Relatar as empresas em que o candidato trabalhou ou está trabalhando.

Informar projetos desenvolvidos e, principalmente, resultados conquistados.

ser extenso, ocupando várias páginas com minuciosos dados do candidato.

Identificar precisamente qual é a posição ou cargo desejado pelo candidato.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

 Sobre a formulação de um currículo, o campo profissional do candidato deve ser preenchido:

numa ordem que se relaciona diretamente com os interesses da empresa, ou seja, começando de experiência

que tenha relação com o objetivo almejado naquele momento.

seguindo uma ordem de acordo com a importância das experiências relacionadas.

em ordem cronológica, começando pela experiência mais antiga.

em ordem cronológica, começando pela experiência mais recente.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

 Mary é uma jovem aprendiz que enfrenta atitudes machistas no ambiente de trabalho, o que a deixa frustrada e impacta sua autoestima. Apesar disso, ela permanece na empresa porque precisa pagar seus estudos para o vestibular. Durante uma palestra sobre saúde emocional e direitos trabalhistas, Mary aprendeu como lidar com a frustração de forma proativa e cidadã. Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor conduta para Mary enfrentar essa situação de forma digna e eficaz?

Mary deve ignorar completamente a situação e tentar se acostumar, pois reclamar pode piorar as coisas.

Buscar suporte emocional através de técnicas de relaxamento e resignar-se à situação são suficientes para enfrentar o problema.

Procurar a chefia ou o setor de recursos humanos da empresa para relatar as situações de machismo, buscando orientação para resolver o problema internamente, e, se necessário, consultar um advogado para entender seus direitos legais. 

Aceitar que situações de machismo são comuns no ambiente de trabalho e que o melhor é se esforçar em silêncio para não chamar atenção.

Abandonar o emprego imediatamente, mesmo sem procurar alternativas, pois esta é uma situação que pouco tem a ser feito.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Identifique a alternativa FALSA sobre a importância de conhecer e entrevistar profissionais para construir sua trajetória profissional:

Entrevistar pessoas com diferentes perfis ajuda a compreender desafios e alegrias de várias profissões, ampliando nossa visão sobre o mercado de trabalho.

Durante uma entrevista, é importante fazer perguntas específicas e abertas, pois isso permite explorar melhor as experiências do entrevistado e adaptar a conversa conforme necessário.

Entrevistar profissionais é útil apenas se forem de carreiras amplamente reconhecidas ou de grande prestígio, pois outros perfis não oferecem informações relevantes para decisões de vida.

Conhecer histórias e trajetórias de pessoas em diferentes estágios de carreira contribui para entender como a experiência prática molda as escolhas e desafios profissionais.

Realizar entrevistas com profissionais nos ajuda a compreender como os valores pessoais podem se alinhar às atividades e demandas de uma profissão escolhida.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Seu cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro.”. Cartaz, irônico, espalhados pelas ruas de Berlim, em 1994. Sobre GLOBALIZAÇÃO, podemos dizer corretamente que o texto citado indica:

 A história da globalização que reforça só a abertura econômica, apenas com trocas comerciais entre os países.

Que a globalização só pode dar certo se as pessoas não migrarem mais para outros países.

Que o processo de globalização tem gerado a tolerância e aceitação dos processos migratórios de povos que circulam na Europa, sejam os próprios europeus, ou mesmo os originários de outros continentes.

Que apesar da globalização se caracterizar por diversas formas de trocas entre países pelo mundo (econômica, cultural, social) convivemos com a xenofobia, ou seja, pessoas que colocam erroneamente a culpa nos imigrantes e exaltam o patriotismo como formas de resolver os problemas.

O processo de globalização é muito notabilizado pelo fortalecimento dos direitos sociais coletivos, o trânsito e a migração sem barreiras pelo mundo.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Acompanhe o trecho de música a seguir, depois assinale a única AFIRMAÇÃO ERRADA, sobre globalização:

“Turista francesa fotografada seminua / Com o namorado árabe na baixada fluminense / Filmes italianos dublados em inglês / Com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia/ Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné / Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul / Pizza italiana alimenta italianos na Itália / Crianças iraquianas fugidas da guerra / Não obtêm visto no consulado americano do Egito / Para entrarem na Disneylândia” (Disneylândia - Titãs/1994):



Globalização pode ser definida como um processo de trocas em diferentes dimensões da realidade (social, econômica, política, cultural), que ocorrem já há tempos na História humana. 

Há historiadores que afirmam que a globalização acontece desde os primórdios da humanidade. Entretanto, a maioria prefere adotar o século XV (a partir das grandes navegações) como o início porque foi aí que essa integração se tornou tão forte que passou a constituir um sistema: é o início do sistema capitalista.

A globalização em geral se notabiliza historicamente como um processo de trocas equilibradas entre os países. Ou seja, historicamente não há países que se beneficiam mais dessas trocas do que outros: é um processo que todos sempre ganham.

Muitos governos de países desejam que empresas estrangeiras mudem para seus territórios, por isso, para atraí-las, muitas vezes enfraquecem direitos trabalhistas da própria população além de reduzir a cobrança por responsabilidades ambientais. Esse é um aspecto perverso que ainda tem caracterizado a globalização.

As empresas que não ficam restritas com sua sede, ou suas partes de produção, em um país, mas se espalham pelo mundo (como o Mcdonald's ou a Nike) podem ser chamadas de transnacionais ou multinacionais. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

 A respeito do conceito de global e local na globalização, vimos concepções de diferentes autores, como George Modelski e Anthony Giddens. Pensando no que vimos, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA:

Global e local são considerados como equivalentes aos conceitos de inteiro e parte, respectivamente. Por exemplo, podemos pensar na Copa do Mundo como um evento global (inteiro: reúne todos) mas que jamais aconteceria sem as partes, as seleções nacionais, cada uma com seu jeito particular e local. Ou seja, não há o global se não mantiver o local. 

Uma visão menos otimista sobre global e local na globalização é aquela que afirma que o global transforma e prejudica o local. Por exemplo, uma cidade do interior onde a cultura local, durante muito tempo, as pessoas “guardavam” o domingo para descansar, fazer festas ou ir à Igreja. Porém, teve que se transformar com a chegada de uma grande rede de supermercados no local (imposição global: capitalismo). Os outros comércios se viram obrigados a abrir também no domingo (devido à competição) estimulando os moradores a trabalhar, modificando a cultura de “guardar” o domingo.

Há diferentes visões sobre a relação entre o global e o local, na globalização pelos estudiosos do assunto.

O local e o global não estabelecem relação entre si, na globalização