Filosoifa Teoria do Conhecimento

Filosoifa Teoria do Conhecimento

2nd Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

2º ano COPE

2º ano COPE

2nd Grade

10 Qs

Quiz sobre Filosofia

Quiz sobre Filosofia

2nd Grade

13 Qs

FIL-EPISTEMOLOGIA

FIL-EPISTEMOLOGIA

1st - 4th Grade

8 Qs

Revisão

Revisão

2nd Grade

10 Qs

Quiz de Mitologia e Filosofia I (Ética e Liderança)

Quiz de Mitologia e Filosofia I (Ética e Liderança)

2nd Grade - University

10 Qs

Sócrates e os sofistas

Sócrates e os sofistas

1st - 2nd Grade

14 Qs

Filosofia ENEM

Filosofia ENEM

1st - 12th Grade

15 Qs

Teoria do conhecimento na filosofia Clássica

Teoria do conhecimento na filosofia Clássica

2nd Grade

10 Qs

Filosoifa Teoria do Conhecimento

Filosoifa Teoria do Conhecimento

Assessment

Quiz

Philosophy

2nd Grade

Hard

Created by

Eliseu Santana

Used 10+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Questão 1. Considerando-se as primeiras linhas das Meditações sobre a filosofia primeira de René Descartes:

"Há já algum tempo dei-me conta de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões por verdadeiras e de que aquilo que depois eu fundei sobre princípios tão mal assegurados devia ser apenas muito duvidoso e incerto; de modo que era preciso tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões que recebera até então em minha crença e começar tudo novamente desde os fundamentos, se eu quisesse estabelecer alguma coisa de firme e de constante nas ciências. (...) Agora, pois, que meu espírito está livre de todas as preocupações e que obtive um repouso seguro numa solidão tranquila, aplicar-me-ei seriamente e com liberdade a destruir em geral todas as minhas antigas opiniões" é correto afirmar sobre a teoria do conhecimento cartesiana que

(A) descartes, ao rejeitar o que a tradição filosófica considerou como conhecimento, busca fundamentar nos sentidos uma base segura para as ciências.

(B) descartes considera que não é possível encontrar algo de firme e certo nas ciências, pois até então esse objetivo não foi atingido.

(C) ao investigar uma base firme e indestrutível para o conhecimento, descartes inicia rejeitando suas antigas opiniões e utiliza o método da dúvida até encontrar algo de firme e certo.

(D) descartes não utiliza um método ou uma estratégia para estabelecer algo de firme e certo no conhecimento, já que suas opiniões antigas eram incertas.

(E) descartes necessitou de solidão para investigar as suas antigas opiniões e encontrar entre elas aquela que seria o verdadeiro fundamento do conhecimento.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Questão 2. No século XVII, a chamada "Revolução Científica" marcou uma ruptura com a visão tradicional e religiosa do mundo, levando a uma mudança drástica nos métodos de investigação e nas concepções da natureza e do cosmos. Nesse âmbito, importantes questionamentos acerca das relações entre a cidade científica e o papel da ética, da liberdade, da cultura e da religião foram levantados. Com base nesse contexto, qual é a posição defendida pelo filósofo e matemático francês René Descartes no que diz respeito aos fundamentos do conhecimento

(A) Fundamenta o conhecimento na experiência dos sentidos e na observação.

(B) Estabelece o conhecimento a partir do diálogo entre ciência e teologia.

(C) Apoia a submissão do conhecimento às tradições culturais e religiosas.

(D) Defende o estudo exclusivamente metafísico.

(E) Baseia o conhecimento no ceticismo e na dúvida metódica.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Questão 3. Considerando a obra de René Descartes e John Locke, dois filósofos fundamentais na história da epistemologia, podemos refletir sobre como cada um deles aborda a questão do conhecimento. Descartes enfatiza a dúvida como método para alcançar a verdade, enquanto Locke propõe que o conhecimento deriva da experiência sensorial. Como você relacionaria essas duas perspectivas na análise de um problema cotidiano, por exemplo, na credibilidade das informações que consumimos nas redes sociais?

(A) Basear-se apenas em opiniões de amigos e familiares.

(B) Ignorar fontes de notícias e focar em memes.
sem questionar.

(C) Confiar em influenciadores de redes sociais.

(D) Questionar a veracidade das informações e refletir sobre experiências anteriores.

(E) Aceitar informações

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Questão 4. (UENP) O pensamento de Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778) é central na história da filosofia política moderna. Obras como Leviatã – ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil, de 1651, Dois Tratados sobre o Governo Civil (1689/1690) e O Contrato Social (1762) são indispensáveis para compreender e inserir-se no debate sobre as origens de dilemas político- filosóficos atuais. Sobre esses pensadores, é CORRETO afirmar:

(A) Hobbes e Rousseau propuseram, cada um a seu modo, o Estado absolutista, ao qual cabe organizar a sociedade e decidir sobre a liberdade dos indivíduos.

(B) Se, em Locke, o estado de natureza revela o homem como lobo do homem, em Rousseau, é a república que promove e fixa a desigualdade e a guerra.

(C) Para Locke, somos livres e racionais por natureza, mas podemos nos submeter a outrem, sem deixar de ser humanos, com o fim de preservar os direitos básicos à mesma liberdade e à propriedade.

(D) Embora diferentes em seu todo, as filosofias políticas de Locke e Rousseau são idênticas em afirmar que a liberdade constitui a essência humana: nenhum indivíduo pode consentir em entregá-la a outrem, já que uma vontade geral preservaria o grupo mais poderoso.

(E) Rousseau defendeu, no Contrato Social, que a vontade individual tende à igualdade, inexistindo vontade geral.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Questão 5. René Descartes (1596-1650) pode ser considerado o pai da filosofia moderna, pois, em vários aspectos, permitiu uma visão crítica da filosofia medieval, especialmente no que se referia à possibilidade do conhecimento da natureza. Seu livro discurso do método é um marco para esse ponto de virada filosófica e coloca, em destaque, a importância da dúvida metódica para a investigação científica.

Nesse sentido, essa dúvida cartesiana implicava

(A) só aceitar como indubitáveis as certezas que vierem dos sentidos.



(B) duvidar de tudo, exceto das verdades da fé cristã já estabelecidas.

(C) exercitar o método, obter e aceitar apenas ideias claras e distintas.

(D) aceitar os conceitos da filosofia tomista como verdades absolutas.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Questão 6. A construção da identidade é um aspecto fundamental da Filosofia, e diferentes tradições filosóficas abordam o tema de maneiras distintas. O pensamento de um famoso filósofo iluminista defende que a identidade pessoal é baseada na continuidade da consciência e na capacidade de reflexão. Sendo assim, quem é esse filósofo que defende tal perspectiva sobre a identidade?

(A) Sigmund Freud

(B) Friedrich Nietzsche

(C) John Locke

(D) Jean-Jacques Rousseau

(E) Immanuel Kant

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Questão 7. Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos. Porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento malograram-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento. (KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994. Adaptado).

O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que...




(A) A filosofia aposta na primazia das ideias em relação aos objetos.

(B) As visões sobre a natureza do nosso conhecimento são refutadas por Kant.

(C) As visões acerca da natureza do conhecimento são opostas.

(D) Há defensores da impossibilidade do conhecimento.

(E) Resta-nos apenas o ceticismo.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?