Leia o mito de prometeu para responder as questões:
Prometeu
Segundo a lenda grega, Prometeu e seu irmão Epimeteu eram titãs encarregados de criar os mortais, tanto animais como seres humanos.
Prometeu - cujo nome significa “aquele que vê antes”, ou seja, que tem a clarividência – ficou com a missão de supervisionar as criações do irmão Epimeteu – que tem como significado em seu nome “aquele que vê depois”, isto é aquele que tem “ideias tardias”.
Assim, Epimeteu fez os animais e lhes concedeu dons variados como força, coragem, velocidade, presas, garras, asas e agilidade. Quando chegou a vez dos seres humanos, criados a partir do barro, não havia mais habilidades para serem destinadas.
O titã então conversa com seu irmão Prometeu e lhe explica a situação.
Prometeu, se compadecendo da humanidade, rouba o fogo dos deuses e concede aos homens e mulheres mortais, fato que lhes deu vantagens em relação aos outros animais.
Quando Zeus, o deus dos deuses, descobre o feito de Prometeu, ele fica terrivelmente irado.
Assim, o titã foi punido com um dos piores castigos da mitologia grega. Ele foi acorrentado no topo do Monte Cáucaso por Hefesto, deus da metalurgia.
Diariamente uma águia surgia para comer o fígado de Prometeu. À noite, o órgão se regenerava e, no dia seguinte, o pássaro voltava para devorá-lo novamente.
Por ser imortal, Prometeu permaneceu acorrentado por muitas e muitas gerações, até que o herói Héracles o libertou.
Compreendendo o que é mito? Um mito. Ou seja, uma história simbólica que explica origens, costumes ou valores de uma cultura, muitas vezes com elementos fantásticos, refletindo crenças e identidades.
Após a leitura escreva (ok)