MARISTA - CULTURA RELIGIOSA - CAMPANHA DA FRATERNIDADE

MARISTA - CULTURA RELIGIOSA - CAMPANHA DA FRATERNIDADE

3rd Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Philosophy game

Philosophy game

3rd Grade

10 Qs

Ciência e valores - 3º e 4º Ano - 2023

Ciência e valores - 3º e 4º Ano - 2023

3rd Grade

10 Qs

Revisão 3ª serie R.C.

Revisão 3ª serie R.C.

3rd Grade

10 Qs

REVISÃO DO CONTEÚDO_ 3º ANO

REVISÃO DO CONTEÚDO_ 3º ANO

3rd Grade

10 Qs

Racionalismo e Empirismo

Racionalismo e Empirismo

2nd Grade - University

10 Qs

Karl Popper e Thomas Kuhn

Karl Popper e Thomas Kuhn

3rd Grade

10 Qs

Nascer da Filosofia

Nascer da Filosofia

3rd Grade

8 Qs

3º ANOS RECUPERAÇÃO 2º TRI FILOSOFIA

3º ANOS RECUPERAÇÃO 2º TRI FILOSOFIA

3rd Grade

6 Qs

MARISTA - CULTURA RELIGIOSA - CAMPANHA DA FRATERNIDADE

MARISTA - CULTURA RELIGIOSA - CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Assessment

Quiz

Philosophy

3rd Grade

Medium

Created by

José Vasconcelos

Used 7+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

1. (Enem 2020) Dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores – mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.

GINZBURG, C. O queijo e os vennes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia, das Letras. 2006.

Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a

a) consulta pública das bibliotecas reais.

b) sofisticação barroca do ritual litúrgico.

c) aceitação popular da educação secular.

d) interpretação autônoma dos textos bíblicos.

e) correção doutrinária das heresias medievais.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

2. (Uece 2019) Atente para o seguinte excerto:

“...A partir de minhas pesquisas em Portugal, eis a lista dos “crimes” de 235 moradores da Bahia processados pela Santa Inquisição entre 1546 a 1821, data em que é extinto este tribunal eclesiástico: judaísmo: 96; bigamia: 34; blasfêmia: 33; sodomia: 18; gentilismo: 12; luteranismo: 10; feitiçaria: 10; contra a Inquisição: 8; falsos padres: 6; irreligiosidade: 6; solicitação: 2”.

MOTT, L. Bahia: inquisição e sociedade [online]. Salvador: EDUFBA, 2010. p.24.

No excerto acima, Luiz Mott apresenta um aspecto da história colonial brasileira que corresponde

a) ao forte controle estatal sobre a moralidade pública a partir da realização de Tribunais de Inquisição, comandados por juízes laicos vindos de Portugal.

b) à atuação da Santa Inquisição Católica na tentativa de impedir o crescimento de outras religiões e igrejas na colônia, garantindo seus dogmas e o predomínio do seu modelo de sociedade.

c) à busca da Coroa Portuguesa por um equilíbrio na sociedade colonial, combatendo, através da Santa Inquisição, práticas discriminatórias e promovendo a inclusão social.

d) ao apoio do Estado português às Igrejas Cristãs Reformadas instaladas na colônia portuguesa para que fizessem, através da Santa Inquisição, uma restauração moral na população colonial.

à atuação da Igreja Católica em detrimento ao apoio direto a Reforma Protestante de Lutero e da liberdade de expressão religiosa.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

3. (G1 - ifsul 2019) Nos séculos XVII e XVIII, a partir da Europa Ocidental, um novo estilo de arte se impôs: o Barroco. Rompendo o sóbrio equilíbrio que caracterizava a arte renascentista, busca comover, deslumbrar e dotar as obras de um caráter de espetáculo. O Barroco tinha uma ligação profunda com o ideário associado

a) à Reforma.

b) à Contrarreforma.

c) ao Humanismo.

d) ao Racionalismo.

a filosofia medieval.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

4. (Enem 2019) A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.

REGO, L. F.; FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M. Cartografia social de terreiros no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014.

As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque

a) asseguram as expressões multiculturais.

b) promovem a diversidade de etnias.

c) falseiam os dogmas teológicos.

d) estimulam os rituais sincréticos.

e) restringem a liberdade de credo.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

5. (Ebmsp 2016) O Estado Islâmico demoliu três tumbas na cidade histórica síria de Palmira, disse ontem, 4 de setembro de 2015, o diretor de antiguidades do país, Maamoun Abdulkarim. A informação é divulgada dias após o grupo radical destruir templos que eram dois dos mais antigos e venerados locais religiosos do Oriente Médio.

Nesta semana, o grupo detonou explosivos no Templo de Bel, que tinha 2 mil anos de idade, em sua campanha para destruir monumentos antigos e artefatos considerados por eles contrários ao Islã.

EI destrói três tumbas históricas em Palmira. Estadão Conteúdo, in A TARDE. Salvador: ATARDE, 5 set. 2015, Caderno B-9. Adaptado.

A violência cultural executada pelo Estado Islâmico pode ser identificada, também, no Brasil,

a) na violência urbana, em que o cidadão é continuamente assaltado por marginais que agem fora do controle dos órgãos responsáveis pela segurança da sociedade.

b) na ação de milícias e grupos de extermínio que perseguem, sem descanso, os traficantes e usuários de drogas.

c) nos conflitos de terras que atingem povos indígenas, populações quilombolas e posseiros contra fazendeiros e grandes proprietários de terras.

d) nas lutas religiosas entre católicos e protestantes pela conquista de maior número de adeptos nas grandes cidades contemporâneas.

e) nos ataques de extremistas e fundamentalistas religiosos a terreiros e símbolos religiosos do candomblé, expressão da religiosidade afro-brasileira.