Etiologia

Etiologia

University

9 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

TD I - Avaliação Formativa 7 (Cereais)

TD I - Avaliação Formativa 7 (Cereais)

University

10 Qs

Quiz da Chuchu_1ª_rodada

Quiz da Chuchu_1ª_rodada

University

10 Qs

Problemas Gastrointestinais

Problemas Gastrointestinais

University

10 Qs

Doenças Autoimunes: Diabetes Mellitus Tipo I

Doenças Autoimunes: Diabetes Mellitus Tipo I

University

9 Qs

PRÁTICAS DE ENSINO APLICADAS A ENFERMAGEM

PRÁTICAS DE ENSINO APLICADAS A ENFERMAGEM

University

12 Qs

Racha cuca - Patologia

Racha cuca - Patologia

University - Professional Development

10 Qs

doenças crônicas não transmissíveis .

doenças crônicas não transmissíveis .

University

6 Qs

Uso da vírgula

Uso da vírgula

University

12 Qs

Etiologia

Etiologia

Assessment

Quiz

Other

University

Medium

Created by

Priscilla Veras

Used 9+ times

FREE Resource

9 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

A  obesidade  é  uma  doença  crônica  de  etiologia  complexa  e  multifatorial,  com  elevado  índice  de  impacto  na  saúde pública  mundial. A  Organização  Mundial  da  Saúde  (OMS)  estima  que em  2025,  cerca de  700  milhões  de adultos estarão com obesidade. Sobre a definição de obesidade marque a alternativa correta.

A) Define-se obesidade como uma enfermidade característica pelo acúmulo excessivo de gordura corporal que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

B) A obesidade não está relacionada à desordem metabólica mais prevalente que afeta os seres humanos na atualidade e contribui de forma significativa para a síndrome metabólica um conjunto de anormalidades metabólicas que causam o aumento da pressão arterial, o aumento dos níveis de glicose no sangue, o excesso de gordura ao redor da cintura, o aumento das taxas de triglicerídeos e lipoproteínas de alta densidade.

C) A obesidade não está relacionada com as mudanças vivenciadas pela sociedade, pois além da transição demográfica, também experimentamos uma transição epidemiológica, com diminuição das doenças infecciosas e aumento das doenças crônicas e a transição nutricional, com queda da desnutrição e aumento do excesso de peso, em todas as idades e classes de renda

D) A obesidade  é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo.

Answer explanation

Gabarito

 

A) A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve a obesidade como uma epidemia global moderna que pode levar à redução significativa da qualidade e da expectativa de vida.

(OMS, O. M. DE S. Obesity and overweight. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2018.)

 

DISTRATORES

 

Alternativa B)

Alternativa errada pois a obesidade é a desordem metabólica mais prevalente que afeta os seres humanos na atualidade e contribui de forma significativa para a síndrome metabólica.

(NARAYANASWAMI, V.; DWOSKIN, L. P. Obesity: Current and potential pharmacotherapeutics and targets. Pharmacology and Therapeutics, v. 170, p. 116–147, 2017)

 

 

Alternativa C)

A obesidade está diretamente relacionada com as mudanças vivenciadas pela sociedade, pois além da transição demográfica, também experimentamos uma transição epidemiológica, com diminuição das doenças infecciosas e aumento das doenças crônicas e a transição nutricional, com queda da desnutrição e aumento do excesso de peso, em todas as idades e classes de renda.

( BRASIL. Aline SchillingCopstein. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: Obesidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 212 p. (Cadernos d). N. 38.)

 

Alternativa D)

A obesidade é um estado patológico resultante do acúmulo de excesso de gordura corporal, principalmente na região abdominal, que ocorre devido ao desequilíbrio entre a ingestão de energia e seu gasto, levando o indivíduo a desenvolver excesso de tecido adiposo ao ponto de impactar negativamente na sua saúde.

( 1. Dahiya DK, Renuka, Puniya M, Shandilya UK, Dhewa T, Kumar N. Gut Microbiota Modulation and Its Relationship with Obesity Using Prebiotic Fibers and Probiotics: A Review. Front Microbiol. 2017 Apr; 8(563):1-17. doi: 10.3389/ fmicb.2017.00563doi:10.3389/fmicb.2017.00563.)

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

A obesidade aumenta o risco de apresentar vários distúrbios, que podem ser muito prejudiciais à saúde, e também vários fatores de risco cardiovasculares. Indivíduos com sobrepeso correm mais riscos de desenvolver vários distúrbios físicos, sociais e psicológicos. Marque a alternativa que não apresenta um desses distúrbios relacionados ao sobrepeso.

A) Sinusite

B) Hipertensão

C) Doença cardíaca

D) Hiperlipidemia

Answer explanation

Gabarito

 A) A sinusite é uma infecção viral do trato respiratório superior, com um quadro clínico auto-limitado e resolução espontânea. No entanto, alguns episódios virais evoluem para sinusite bacteriana aguda. 

DISTRATORES

 

Alternativa B)

 A pressão arterial, também conhecida popularmente com pressão alta, se caracteriza pela aumento da pressão nas arterias sanguíneas do corpo humano. Essa pressão quando elevada, gera uma sobrecarga de esforço ao coração, durante o processo de bombeamento e distribuição do fluxo sanguíneo pelo corpo, um desses fatores é o sobrepeso.

( MacMahon S, Peto R, Cutler J. Blood pressure, stroke and coronary heart disease: effects of prolonged diferences in blood pressure-evidence from nine prospective observational studies corrected for dilution bias. Lancet1995;335:765-74. Lessa I. Estudos brasileiros sobre a epidemiologia da hipertensão arterial: análise crítica dos estudos de prevalência. Informe Epidemiológico do SUS 1993;3:59-75.)

 

Alternativa C)

A doença arterial coronariana (DAC), uma das mais relevantes formas de apresentação da doença cardiovascular, apresenta-se como uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo e está relacionada a obesidade.

( Sociedade Brasileira de Cardiologia, Bodanese LC (cood, edit). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Pocket Book 2009-2014. 6ª ed. Rio de Janeiro: SBC; 2014. 728p.)

 

Alternativa D)

A obesidade está intimamente relacionada à etiologia da dislipidemia, pois compartilham da mesma fonte de fatores de risco. A crescente industrialização, urbanização e mecanização está associada com mudanças nos hábitos de vida e na dieta das pessoas.

(World Health Organization. Preventing and managing the global epidemic: report of a WHO Consultation on Obesity. Geneva: WHO, 1998. Disponível em http://www.who.int/nutrition/ publications/obesity/ en/index).

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

A atividade física (AF) regular surge como um meio de promoção de saúde e qualidade de vida. Em relação aos programas mundiais de promoção de saúde, os cientistas enfatizam cada vez mais a necessidade da AF como parte fundamental, pois neste novo milênio a inatividade física é considerada o principal problema de saúde pública.

(SALIN, Mauren da Silva et al. Atividade física para idosos: diretrizes para implantação de programas e ações. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 14, p. 197-208, 2011.) Considere as afirmativas a seguir e indique somente a que está incorreta, a respeito da prática regular de atividades físicas.

 

A) Entre os muitos benefícios da prática regular de atividades físicas, podemos destacar o controle das doenças já existentes no indivíduo, a perda de peso e o ganho de força.

B) O foco dos serviços de saúde deve ser em diagnóstico e tratamento, sendo importante distanciar os profissionais das unidades básicas de saúde de atividades educativas de prevenção.

C) A prática regular de atividades físicas pode se associar à redução do uso de fármacos e consequentemente, das despesas com esse tipo de tratamento.

D) O modo de vida de boa parte da população atualmente, que passa muito tempo diante da televisão, de monitores de computador e trabalhando sentado, influencia fortemente a criação de hábitos sedentários.

Answer explanation

Gabarito

B) Embora na atenção primária à saúde as ações "curativas" (diagnóstico e tratamento) ocupem boa parte do tempo dos profissionais de unidades básicas de saúde, sua participação em atividades educativas, como por exemplo, orientar a realização de atividade física, é fundamental para a difusão de comportamentos saudáveis para a população da área de cobertura dos serviços.

 (SIQUEIRA, Fernando Vinholes et al. Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, p. 203-213, 2009.)

DISTRATORES

Alternativa A) [...] alguns resultados apontam para melhoria no controle das enfermidades manifestadas pelas participantes. Entre estes, destacamos perda de peso corporal pelas obesas [...]. Observamos pequenos ganhos de força entre as participantes (máxima isométrica, resistência dinâmica) e/ou sua manutenção ao longo dos anos, especialmente com a inclusão de exercícios resistidos no programa.

(Pereira-da-Silva, M., Dos-Santos, J. W., de Souza, A. N., Tempesta, S. D., & Avelino, R. A. (2011). Programa multidisciplinar para promoção da saúde envolvendo atividade física supervisionada: ações do PAFIPNES na atenção à saúde de mulheres em uma Unidade Básica de Saúde de São José do Rio Pardo-SP. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 16(4), 362-366.)

Alternativa C)

Verificamos, também, redução dos sintomas e da dosagem/quantidade dos fármacos prescritos no tratamento das hipertensas que frequentavam o projeto, o que contribuiu para melhora em sua autoestima e aumento nos níveis habituais de atividade física. Constatou-se ainda um aumento da autonomia funcional das participantes nas atividades da vida diária (AVD) e redução nas despesas com tratamento farmacológico.

(Pereira-da-Silva, M., Dos-Santos, J. W., de Souza, A. N., Tempesta, S. D., & Avelino, R. A. (2011). Programa multidisciplinar para promoção da saúde envolvendo atividade física supervisionada: ações do PAFIPNES na atenção à saúde de mulheres em uma Unidade Básica de Saúde de São José do Rio Pardo-SP. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 16(4), 362-366.)

Alternativa D)

É necessário destacar o papel do tempo sentado diante da televisão como grande responsável pelo total de comportamento sedentário e como opção de lazer acessível para grupos específicos, especialmente entre a população com menor escolaridade. É possível que outras formas de comportamento sedentário [...], como por exemplo, o trabalho sentado e o tempo despendido diante de outros tipos de tela (p. ex.: tela-monitor do computador), possam representar grande parte do total de comportamento sedentário entre adultos.

(MIELKE, Grégore Iven et al. Prática de atividade física e hábito de assistir à televisão entre adultos no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde 2013. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, p. 277-286, 2015.)

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Conforme descrito no dicionário da língua portuguesa, sedentarismo quer dizer “qualidade ou vida de sedentário, que possui hábitos sedentários”. Já sedentário significa: “aquele indivíduo que está sempre sentado, que trabalha assentado, que anda e/ou se exercita muito pouco; vida sedentária: que tem habitação fixa, pouco se move, não faz esforço”.

(BISNETO, Pedro Luiz de O. Costa. Stress e sedentarismo: causas, conseqüências e a importância da recreação e atividade física na manutenção do equilíbrio físico e psíquico do indivíduo.) A respeito do sedentarismo, conceituado no texto anterior, indique a alternativa correta.

A. O sedentarismo pode ser associado à obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, mas não é possível associá-lo às doenças mentais.

B. É possível encontrar pessoas sedentárias em diferentes camadas sociais e idades, mas principalmente entre os idosos, pois é recomendável diminuir as atividades físicas nessa faixa etária.

C) A prática de atividade física ajuda no bom funcionamento dos sistemas respiratório e cardiovascular, mas prejudica o musculoesquelético.

D) Muitas vezes, associamos o sedentarismo à obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras, mas deixamos de mencionar que também ocasiona atrofias na musculatura, modificando o desempenho do organismo.

Answer explanation

Gabarito

D) A vida sedentária provoca atrofia progressiva e perda de desempenho do organismo inteiro. A atrofia na musculatura constata-se através de modificações estruturais e funcionais que provocam a queda progressiva do desempenho muscular.

(BISNETO, Pedro Luiz de O. Costa. Stress e sedentarismo: causas, consequências e a importância da recreação e atividade física na manutenção do equilíbrio físico e psíquico do indivíduo.)

 

DISTRATORES

Alternativa A)

Diversos autores têm demonstrado associação entre sedentarismo e agravos cardiovasculares, câncer, diabetes e saúde mental. Outros estudos demonstram que o sedentarismo no lazer está associado à hipertensão arterial e diabetes [...].

(PITANGA, Francisco José Gondim; LESSA, Ines. Prevalência e fatores associados ao sedentarismo no lazer em adultos. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, p. 870-877, 2005.)

Alternativa B)

O sedentarismo está evidente em todas as camadas sociais e faixas etárias atualmente, e tem como uma das causas os avanços dos recursos tecnológicos. Na velhice, o sedentarismo é em geral mais acentuado devido à crença popular de que, com o processo de envelhecimento, deve-se diminuir a prática de atividades físicas.

(SALIN, Mauren da Silva et al. Atividade física para idosos: diretrizes para implantação de programas e ações. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 14, p. 197-208, 2011.)

Alternativa C)  

É sabido que a atividade física estimula a função dos sistemas cardiovascular, respiratório e musculoesquelético, assim como promove motivação psicológica e sensação de bem estar. (OLBRICH, Sandra Regina et al. Sedentarismo: prevalência e associação de fatores de risco cardiovascular. Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 30-41, 2009.)

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

A obesidade pode ser definida como o fator de risco do novo milênio e faz parte do grupo de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) caracterizando-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos.

(DA SILVA, Gleice Eugenia et al. Exercícios físicos como ferramenta de enfrentamento às comorbidades associadas à obesidade: revisão da literatura. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 5, n. 2, 2016. doi: https://doi.org/10.21270/archi.v5i2.1307) Analise as alternativas a seguir, a respeito dos comportamentos alimentares de pessoas obesas, e identifique a que está incorreta.

A) Podemos associar a obesidade a desordens psicológicas e comportamentos depressivos e ansiosos, bem como a transtornos alimentares, como a compulsão alimentar ou a restrição.

B) O comportamento alimentar de grande parte das pessoas na atualidade é de diminuição da ingestão de frutas, verduras, legumes e outros, substituindo-os por alimentos gordurosos, carnes, leites e derivados.

C) Uma grande aliada no combate à obesidade é a educação alimentar. Afinal, é possível emagrecer comendo bem, consumindo alimentos diversos e considerando o prazer na alimentação. Mas é importante seguir as quantidades recomendadas na ingestão dos alimentos.

D) As dietas de emagrecimento com restrição alimentar são suficientes no tratamento da obesidade, sendo dispensável a mudança do comportamento alimentar do indivíduo, a prática regular de atividades físicas e o acompanhamento psicológico.

Answer explanation

Gabarito

D) [...] oferecimento de orientação alimentar, apoio psicológico e prática regular de exercício físico para indivíduos com excesso de peso, visando a mudanças comportamentais que levem o emagrecimento adequado e sadio.

(BUENO, Júlia Macedo et al. Educação alimentar na obesidade: adesão e resultados antropométricos. Revista de Nutrição, v. 24, p. 575-584, 2011. doi: https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000400006).

 

DISTRATORES

Alternativa A)

O comportamento alimentar tem bases biológicas e sociais e, associado, à obesidade, torna-se um processo ainda mais complexo pelos aspectos psicológicos envolvidos, os quais se expressam por meio de humor depressivo, ansiedade, sentimento de culpa e, também, por mecanismos fisiológicos, como a resistência ao jejum na vigência de dietas restritivas. Há evidências de que, em indivíduos obesos, comportamentos de compulsão alimentar e ou restrição são mais frequentes e parecem ser, em parte, responsáveis pelos fracassos observados no tratamento da obesidade.

(BERNARDI, Fabiana; CICHELERO, Cristiane; VITOLO, Márcia Regina. Comportamento de restrição alimentar e obesidade. Revista de nutrição, v. 18, p. 85-93, 2005. doi: https://doi.org/10.1590/S1415-52732005000100008)

Alternativa B)

As tendências de transição nutricional decorrentes da urbanização e industrialização ocorridas neste século direcionam para uma dieta mais ocidentalizada, com especial destaque para o aumento da densidade energética, maior consumo de carnes, leite e derivados ricos em gorduras, e redução do consumo de frutas, cereais, verduras e legumes, a qual, aliada à diminuição progressiva da atividade física, converge para o aumento no número de casos de obesidade em todo o mundo.

(MARIATH, Aline Brandão et al. Obesidade e fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis entre usuários de unidade de alimentação e nutrição. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, p. 897-905, 2007. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007000400017)

Alternativa C)

Como proposta dietética, a educação alimentar defende que é possível emagrecer e manter o peso comendo diversos alimentos, já que nada deve ser proibido, desde que respeitadas as quantidades estabelecidas previamente. Além de ser um método saudável, sensato e seguro, é voltado para a formação de valores, para o prazer, a responsabilidade, a atitude crítica, assim como para o lúdico e a liberdade.

(BUENO, Júlia Macedo et al. Educação alimentar na obesidade: adesão e resultados antropométricos. Revista de Nutrição, v. 24, p. 575-584, 2011. doi: https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000400006)

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso. Com base no texto acima, aponte a alternativa incorreta que mostra as principais consequências que a obesidade infantil pode trazer: 

 

A) Problemas precoces nos ossos

B) Queda de cabelo;

C) Diabetes;

D) Colesterol alta;

Answer explanation

Gabarito

 B)  Obesidade infantil pode gerar alguns problemas de saúde, como:

  • Colesterol alto

  • Pressão alta

  • Doenças cardiovasculares precoces

  • Diabetes

  • Problemas precoces nossos ossos

  • Problemas de pele como alergias pelo calor, infecções causadas por fungos e acne

CARTILHA DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE NA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

https://www.saude.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2016-06/cartilha-obesidade-infantil.pdf

DISTRATORES

Alternativa A)  

Obesidade infantil pode gerar alguns problemas de saúde, como:

  • Colesterol alto

  • Pressão alta

  • Doenças cardiovasculares precoces

  • Diabetes

  • Problemas precoces nossos ossos

  • Problemas de pele como alergias pelo calor, infecções causadas por fungos e acne

 

CARTILHA DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE NA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

https://www.saude.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2016-06/cartilha-obesidade-infantil.pdf

 

Alternativa C)

 Obesidade infantil pode gerar alguns problemas de saúde, como:

  • Colesterol alto

  • Pressão alta

  • Doenças cardiovasculares precoces

  • Diabetes

  • Problemas precoces nossos ossos

  • Problemas de pele como alergias pelo calor, infecções causadas por fungos e acne

 

CARTILHA DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE NA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

https://www.saude.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2016-06/cartilha-obesidade-infantil.pdf

 

Alternativa D)

 Obesidade infantil pode gerar alguns problemas de saúde, como:

  • Colesterol alto

  • Pressão alta

  • Doenças cardiovasculares precoces

  • Diabetes

  • Problemas precoces nossos ossos

  • Problemas de pele como alergias pelo calor, infecções causadas por fungos e acne.

CARTILHA DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE NA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

https://www.saude.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2016-06/cartilha-obesidade-infantil.pdf

 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

 Algumas pesquisas já revelaram que se um dos pais é obeso, o filho tem 50% de chances de se tornar gordinho, e se os dois pais estão acima do peso, o risco aumenta para 100%. A criança que tem pais obesos corre o risco de se tornar obesa também porque a obesidade pode ser adquirida geneticamente. Isso indica que a obesidade é um risco cada vez mais presente na vida dos jovens de hoje em dia, o que é muito preocupante. Você sabia que nos anos 70, a relação de brasileiros obesos entre 6 e 18 anos em condições acima do peso eram apenas 3%? Nos últimos 30 anos o contingente de gordos aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos. Com base no texto acima, aponte a alternativa correta que um nutricionista indicaria para um paciente que se encontra aciam do peso: 

A) Seguir uma alimentação balanceada rica em frutas, legumes e verduras

B) Não fracionar as refeições, comer quando tiver fome;

C) Beber muito líquidos;

D) Consumir diariamente, doces e refrigerantes;

Answer explanation

Gabarito

A) Dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:

  • Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.

  • Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.

  • Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes

  • Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja
    orientado por um profissional. Caminhar é a melhor opção, pois qualquer pessoa pode

  • Beba bastante água. A água é importantíssima no bom desempenho das funções do organismo. Principalmente para quem pratica atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.

A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais.

SILVA, I; NUNES, C. Obesidade infantil e na adolescência.

https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm

 

DISTRATORES

Alternativa B)  

Dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:

  • Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.

  • Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.

  • Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes

  • Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja
    orientado por um profissional. Caminhar é a melhor pedida, pois qualquer pessoa pode

  • Beba bastante água. A água é importantíssima no bom desempenho das funções do organismo. Principalmente para quem pratica atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.

A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais.

SILVA, I; NUNES, C. Obesidade infantil e na adolescência. https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm

 

 

Alternativa C)  

Dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:

  • Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.

  • Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.

  • Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes

  • Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja
    orientado por um profissional. Caminhar é a melhor opção, pois qualquer pessoa pode

  • Beba bastante água. A água é importantíssima no bom desempenho das funções do organismo. Principalmente para quem pratica atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.

A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais.

SILVA, I; NUNES, C. Obesidade infantil e na adolescência. https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm

 

Alternativa D)  

Dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:

  • Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.

  • Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.

  • Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes

  • Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja
    orientado por um profissional. Caminhar é a melhor pedida, pois qualquer pessoa pode

  • Beba bastante água. A água é importantíssima no bom desempenho das funções do organismo. Principalmente para quem pratica atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.

A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais.

SILVA, I; NUNES, C. Obesidade infantil e na adolescência.

https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A obesidade é uma doença crônica, complexa, multifatorial, recidiva e progressiva, com prevalência elevada e crescente no mundo e no Brasil. Mesmo que os números mostrem a dificuldade de prevenir e controlar a obesidade, as pessoas com excesso de peso ainda continuam sendo responsabilizadas pela sua condição. A respeito do conhecimento sobre obesidade ter evoluído consideravelmente nos últimos anos, infelizmente muitos conceitos errados e percepções distorcidas ainda são comuns na sociedade e mesmo entre profissionais da saúde, fomentando o preconceito contra o paciente, a doença e o próprio tratamento da obesidade. O caminho para a redução do preconceito e a melhora no cuidado das pessoas com obesidade é a informação. Assinale a alternativa incorreta para melhor método de tratamento para a obesidade:

A) Chá

B) Dieta;

C) Atividade física;

D) alimentação saudável.

Answer explanation

Gabarito:

Alternativa A)

O estigma com a obesidade tende a estimular a busca por tratamentos heterodoxos, como chás e suplementos, vendidos com um apelo de serem “produtos naturais”. Muitos são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são desprovidos de estudos de eficácia e segurança, podendo ter efeitos colaterais graves, e inclusive levar a morte, como os casos amplamente divulgados nas últimas semanas pela mídia

Associação Brasileira para o estudo da obesidade e síndrome metabólica.(ABESO). Posicionamento sobre uso de chás e suplementos para o tratamento da obesidade.2022

DISTRATORES

Alternativa B)  

O estigma com a obesidade tende a estimular a busca por tratamentos heterodoxos, como chás e suplementos, vendidos com um apelo de serem “produtos naturais”. Muitos são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são desprovidos de estudos de eficácia e segurança, podendo ter efeitos colaterais graves, e inclusive levar a morte, como os casos amplamente divulgados nas últimas semanas pela mídia

Associação Brasileira para o estudo da obesidade e síndrome metabólica.(ABESO). Posicionamento sobre uso de chás e suplementos para o tratamento da obesidade.2022

Alternativa C)

O estigma com a obesidade tende a estimular a busca por tratamentos heterodoxos, como chás e suplementos, vendidos com um apelo de serem “produtos naturais”. Muitos são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são desprovidos de estudos de eficácia e segurança, podendo ter efeitos colaterais graves, e inclusive levar a morte, como os casos amplamente divulgados nas últimas semanas pela mídia

Associação Brasileira para o estudo da obesidade e síndrome metabólica.(ABESO). Posicionamento sobre uso de chás e suplementos para o tratamento da obesidade.2022

 

Alternativa D)

O estigma com a obesidade tende a estimular a busca por tratamentos heterodoxos, como chás e suplementos, vendidos com um apelo de serem “produtos naturais”. Muitos são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são desprovidos de estudos de eficácia e segurança, podendo ter efeitos colaterais graves, e inclusive levar a morte, como os casos amplamente divulgados nas últimas semanas pela mídia

Associação Brasileira para o estudo da obesidade e síndrome metabólica.(ABESO). Posicionamento sobre uso de chás e suplementos para o tratamento da obesidade.2022

 

9.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

O sobrepeso e a obesidade na primeira infância deixam claro que fatores genéticos, biológicos e sociais aliados à ausência do aleitamento materno exclusivo (AME), introdução de alimentos antes dos 6 meses de idade, consumo excessivo de substitutos do leite materno e inclusão em os padrões alimentares representam um risco latente para o desenvolvimento de múltiplas comorbidades na infância. Com base no texto acima, aponte a alternativa que mostre a comorbidades que o leite materno exclusivo pode prevenir na vida adulta:

A- Lupus;

B- Hipertensão arterial sistemica;

C-  Obesidade;

D- Virose;

Answer explanation

Gabarito

Alternativa C:

É importante abordar práticas inadequadas de alimentação e práticas inadequadas de amamentação no primeiro ano de vida, como medidas de prevenção de sobrepeso e obesidade dentro de programas e políticas voltadas à saúde na infância. Além de contribuir com evidências científicas sobre a importância do aleitamento materno,

ARREDONDO, A. et al. Breastfeeding and feeding practices in the first year of life and its association with overweight and obesity of children in Mexico. 2021

 

DISTRATORES:

Alternativa A:

É importante abordar práticas inadequadas de alimentação e práticas inadequadas de amamentação no primeiro ano de vida, como medidas de prevenção de sobrepeso e obesidade dentro de programas e políticas voltadas à saúde na infância. Além de contribuir com evidências científicas sobre a importância do aleitamento materno,

ARREDONDO, A. et al. Breastfeeding and feeding practices in the first year of life and its association with overweight and obesity of children in Mexico. 2021

Alternativa B:

É importante abordar práticas inadequadas de alimentação e práticas inadequadas de amamentação no primeiro ano de vida, como medidas de prevenção de sobrepeso e obesidade dentro de programas e políticas voltadas à saúde na infância. Além de contribuir com evidências científicas sobre a importância do aleitamento materno,

ARREDONDO, A. et al. Breastfeeding and feeding practices in the first year of life and its association with overweight and obesity of children in Mexico. 2021

 

Alternativa D:

É importante abordar práticas inadequadas de alimentação e práticas inadequadas de amamentação no primeiro ano de vida, como medidas de prevenção de sobrepeso e obesidade dentro de programas e políticas voltadas à saúde na infância. Além de contribuir com evidências científicas sobre a importância do aleitamento materno,

ARREDONDO, A. et al. Breastfeeding and feeding practices in the first year of life and its association with overweight and obesity of children in Mexico. 2021