História - Vinda da Família Real

História - Vinda da Família Real

8th Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

QUIZ INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

QUIZ INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

8th Grade

10 Qs

Revisão para a 2ª prova - 2ª Etapa - Capítulo 7 - História

Revisão para a 2ª prova - 2ª Etapa - Capítulo 7 - História

1st - 12th Grade

13 Qs

A Revolução Americana

A Revolução Americana

8th Grade

13 Qs

21. História/Independência Brasileira

21. História/Independência Brasileira

8th Grade

11 Qs

Processo de independência do Brasil - Fatos decisivos

Processo de independência do Brasil - Fatos decisivos

1st - 12th Grade

10 Qs

Prova Família Real no Brasil e Independência do Brasil

Prova Família Real no Brasil e Independência do Brasil

8th Grade

10 Qs

Se Liga8ano

Se Liga8ano

8th Grade

10 Qs

Atividade de revisão 8 ano - Einstein

Atividade de revisão 8 ano - Einstein

5th - 12th Grade

11 Qs

História - Vinda da Família Real

História - Vinda da Família Real

Assessment

Quiz

History

8th Grade

Hard

Created by

EDRIANI BACKES PEREIRA

Used 8+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A Independência do Brasil representou o fim do domínio português na América, entretanto, para a maioria da população não apresentou mudanças profundas. A independência precisava ser reconhecida. E, para isso, houve conflitos contra portugueses residentes no Brasil. Sobre as lutas pela Independência do Brasil que ocorreram em 1823, assinale a alternativa correta:

A Coroa portuguesa enviou um contingente de 2 milhões de soldados para atacar o litoral brasileiro como retaliação.

Com a ajuda dos soldados franceses, o exército brasileiro venceu os portugueses no Rio de Janeiro.

As batalhas ocorreram sobretudo contra tropas que já residiam no Brasil, destacando-se no Piauí, comandadas pelo general Cunha Fidié.

O exército brasileiro estava preparado militarmente para o conflito, contando com o investimento financeiro feito pela Inglaterra.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

No processo de emancipação política do Brasil ocorreram lutas pela Independência, nos conflitos armados contra os portugueses, homens e mulheres desejavam sair do jugo português e mesmo em desvantagem bélica combateram. O reconhecimento da Independência do Brasil por sua antiga Metrópole, todavia, ocorreu sob algumas condições. Sobre o reconhecimento da Independência do Brasil, assinale a alternativa correta: 

Foi necessário ao Brasil pagar uma multa de 2 milhões de libras esterlinas a Portugal, para que a antiga metrópole reconhecesse a independência brasileira.

Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, os Estados Unidos da América romperam relações com o governo brasileiro.

A Inglaterra não reconheceu a independência política do Brasil durante todo o século XIX, o reconhecimento veio somente após o pagamento de indenizações a ela.

O primeiro país a reconhecer o Brasil independente foi a França, pois rivalizava com Portugal e queria ter mais essa vantagem sobre seus inimigos.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Ao estudarmos a independência do Brasil, compreendendo suas peculiaridades, passamos a observar como a busca pela liberdade econômica e a autonomia política não somente foram fundamentais nesse momento, mas moldaram a dinâmica sociocultural do país. Considerando o processo de emancipação política do Brasil, assinale a alternativa correta em relação ao episódio chamado Dia do Fico:


  1. garantiu que José Bonifácio pudesse se unir aos portugueses e assim proclamar a República brasileira em 1821.

consolidou o domínio português no Brasil, uma vez que o Fico foi comandado pelas tropas militares portuguesas.

 representou a desobediência de D. João VI em relação ao que exigia a Revolução Liberal do Porto.

foi um passo importante rumo a Independência do Brasil por meio da permanência de D. Pedro no Brasil.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A permanência de D. Pedro no Brasil foi um passo fundamental rumo à Independência, que ganhou ainda mais força em 04 de maio de 1822 com a ordem conhecida por “Cumpra-se”, na qual qualquer ordem de Portugal somente seria cumprida com o aval do Príncipe Regente. Mas no processo de emancipação política do Brasil tivemos uma fundamental participação feminina, representada:

  1. A princesa Leopoldina, que assinou a declaração de Independência após receber as exigências de Portugal, convocou o Conselho de Estado. 

  1. No movimento das esposas dos soldados portugueses que desejavam que seus maridos voltassem para Portugal, assim, muitas se manifestaram pedindo o exílio de seus esposos.

  1. Na rainha Carlota Joaquina que convenceu D. João VI a proclamar a Independência do Brasil, assim, o dia do fico foi concretizado pela percepção feminina sobre o contexto nacional.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Após a derrota de Napoleão em 1815, D. João decidiu manter a corte no Rio de Janeiro. Para justificar sua decisão, elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves. O estabelecimento da família real no Brasil é considerado um processo de INTERIORIZAÇÃO DA METRÓPOLE por Maria Odila Dias. O que significa essa expressão utilizada pela historiadora?

Quando D. João VI chegou com a Corte e logo fixou moradia na cidade do Rio de Janeiro, mas buscou migrar para o interior do estado como forma de fugir da violência do litoral, interiorizando-se. 

Com a mudança nas relações sociais e mercantis e o desejo de permanecer no Brasil, alterou-se a lógica do Pacto Colonial. A metrópole interiorizou-se, ou seja, voltou suas atenções para a colônia.

A historiadora analisa como a Corte Portuguesa buscou fixar-se nas regiões interioranas do estado do Rio de Janeiro, deixando a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro para D. João e sua família.

Foi um fenômeno de descoberta pessoal no qual os membros da comitiva passaram. Isso só foi descoberto por que as fontes históricas (cartas e diários) relatam essa busca pela paz interior ao se estabelecerem em um território mais calmo e sem a ameaça das guerras napoleônicas.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

As mudanças na cidade do Rio de Janeiro possibilitaram significativas transformações no Rio de Janeiro. Porém a cidade não estava preparada para receber toda a corte. Houve então uma grande reforma urbana, construindo ruas mais largas, jardins, praças, casarões para abrigar a nobreza. Porém, as mudanças culturais também modificaram o cotidiano dos habitantes da cidade. Quais foram essas mudanças de hábitos e costumes? 

O conhecimento de novos temperos, como cravo e pimenta, trazidos pela primeira vez ao Brasil pelos membros da Corte de D. João VI. 

O hábito de alimentação dos habitantes da cidade que passaram a ter contato com alimentos consumidos pelos povos originários que habitavam a região.

A moda europeia passou a ser seguida pelas mulheres da elite brasileira, além de hábitos mais similares à Corte, como a cerimônia de beija-mão.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A permanência da família real portuguesa e sua corte no Brasil, mesmo depois das tropas francesas terem deixado Portugal em 1815 desagradou os portugueses. A insatisfação era reforçada, pela crise econômica que o país vivia face à abertura comercial brasileira, e pelo domínio inglês. De forma geral a Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820 em Portugal estabelecia:

Plenos poderes ao rei D. João VI e sua família para que voltassem logo para Portugal, assim garantiriam o retorno do absolutismo joanino.

A limitação do poder do rei perante a lei e o retorno imediato de D. João VI para Lisboa, assim ele atendeu às exigências e voltou ao seu país.

Que a escravidão em Portugal e em suas colônias estavam abolidas em virtude da influência que o movimento recebeu do haitianismo.

A extinção do poder real em solo português e o início de um governo republicano, perdurando a iniciativa de anos das Cortes em estabelecer um governo democrático.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A permanência da família real portuguesa e sua corte no Brasil, mesmo depois das tropas francesas terem deixado Portugal em 1815 desagradou os portugueses. A insatisfação era reforçada pela crise econômica que o país vivia. Foram reflexos diretos da abertura comercial brasileira e também pelo domínio inglês sobre a economia portuguesa. D. João VI atendeu às exigências dos deputados portugueses e voltou a seu país. Depois de seu retorno a Portugal, D. João VI não mais voltaria ao Brasil. Mas como ficou a situação da política do Império brasileiro após o retorno de D. João?

O Imperador abdicou do trono português em favor de seu filho, assim D. Pedro passou a governar Portugal e o Brasil mantendo a sede do governo em território brasileiro.

D. João VI conseguiu administrar o Brasil por meio de um governo-geral do Brasil, permitindo com que o herdeiro do trono, na época com 5 anos de idade, assumisse o poder quando atingisse a maioridade.

Deixou no comando do Brasil seu filho, D. Pedro, que a partir de então assumiu o governo brasileiro na condição de Príncipe Regente e passou a governar o Império brasileiro.