Recuperação

Recuperação

10th Grade

9 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quizz da Independência

Quizz da Independência

1st - 12th Grade

14 Qs

Fascismo e Nazismo

Fascismo e Nazismo

1st - 12th Grade

13 Qs

ATIVIDADES DE HISTÓRIA - Brasil Império.

ATIVIDADES DE HISTÓRIA - Brasil Império.

1st Grade - University

10 Qs

Expansão Territorial do Brasil Colonial

Expansão Territorial do Brasil Colonial

10th Grade

10 Qs

Processo de independência do Brasil - Fatos decisivos

Processo de independência do Brasil - Fatos decisivos

1st - 12th Grade

10 Qs

2º - RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA – SEGUNDO REINADO

2º - RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA – SEGUNDO REINADO

3rd Grade - University

10 Qs

1ª Guerra Mundial 1914-1918

1ª Guerra Mundial 1914-1918

1st - 12th Grade

10 Qs

Ditadura Civil Militar no Brasil - 1964 a 1985

Ditadura Civil Militar no Brasil - 1964 a 1985

1st - 12th Grade

10 Qs

Recuperação

Recuperação

Assessment

Quiz

History

10th Grade

Medium

Created by

KASSELINY MARQUES

Used 1+ times

FREE Resource

9 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(Enem-2013) A vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade. A presença da Corte implicava uma alteração do acanhado cenário urbano da Colônia, mas a marca do absolutismo acompanharia a alteração. 

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995 - fragmento.


As transformações ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da presença da Corte estavam limitadas à superfície das estruturas sociais porque:


a) a pujança do desenvolvimento comercial e industrial retirava da agricultura de exportação a posição de atividade econômica central na Colônia.

b) a expansão das atividades econômicas e o desenvolvimento de novos hábitos conviviam com a exploração do trabalho escravo.

c) a emergência das práticas liberais, com a abertura dos portos, impedia uma renovação política em prol da formação de uma sociedade menos desigual.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

TEXTO I

O príncipe D. João VI podia ter decidido ficar em Portugal. Nesse caso, o Brasil com certeza não existiria. A Colônia se fragmentaria, como se fragmentou a parte espanhola da América. Teríamos, em vez do Brasil de hoje, cinco ou seis países distintos. 

(José Murilo de Carvalho) 

TEXTO II

Há no Brasil uma insistência em reforçar o lugar-comum segundo o qual foi D. João VI o responsável pela unidade do país. Isso não é verdade. A unidade do Brasil foi construída ao longo do tempo e é, antes de tudo, uma fabricação da Coroa. A ideia de que era preciso fortalecer um Império com os territórios de Portugal e Brasil começou já no século XVIII. 

(Evaldo Cabral de Mello) (1808 – O primeiro ano do resto de nossas vidas. Folha de S. Paulo, 25 nov. 2007 - adaptado)


Em 2008, foi comemorado o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Nos textos, dois importantes historiadores brasileiros se posicionam diante de um dos possíveis legados desse episódio para a história do país. O legado discutido e um argumento que sustenta a diferença do primeiro ponto de vista para o segundo estão associados, respectivamente, em:


a) Integridade territorial – Centralização da administração régia na Corte.

b) Desigualdade social – Concentração da propriedade fundiária no campo.

c) Homogeneidade intelectual – Difusão das ideias liberais nas universidades.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 Com a vinda de D. João VI, a cidade do Rio de Janeiro recebeu uma série de melhorias: sua área foi ampliada, abriram-se vias públicas para facilitar a circulação de pessoas e mercadorias, e as casas ganharam janelas envidraçadas que permitiam a entrada de luz. Por influência inglesa, os mais ricos fizeram jardins ao redor de suas casas e passaram a comer com garfo e faca. Além disso, foram criadas várias instituições científico-culturais, como:

a) A Universidade de São Paulo, O Museu do Ipiranga e o Jornal Correio Braziliense (veículo oficial de comunicação da corte portuguesa).

b) A Universidade Federal da Bahia, o Museu da Inconfidência e o Jornal Diário da Tarde, primeiro jornal de grande circulação da capital.

c) A Biblioteca Real (atual Biblioteca Nacional), o Museu  Real (Museu Nacional), a Imprensa Régia e o Real Horto (atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro).

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Os impostos, somados ao controle do comércio pelos portugueses e à fome em decorrência da seca e baixa produção agrícola, levaram rebeldes pernambucanos a iniciarem um movimento separatista. Os líderes do movimento eram de diferentes grupos sociais, e, após expulsarem o governador de Pernambuco, influenciaram paraibanos, potiguares e cearenses a tomarem o poder em suas províncias. A Revolução Pernambucana de 1817 estabeleceu por 74 dias um governo de caráter:

a) REPUBLICANO, em que estabeleceram a abolição de vários impostos, aumentaram os salários dos soldados, determinaram a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa.

b) MONÁRQUICO, com um novo reinado estabelecido em cada província que declarou independência, além de estabelecerem uma bandeira própria e uma constituição.

c) IMPERIAL, pois os pernambucanos conseguiram o domínio sobre os paraibanos, os potiguares e cearenses e decretaram a exigência do pagamento de impostos desses estados.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(Enem-2016) É hoje a nossa festa nacional. O Brasil inteiro, da capital do Império a mais remota e insignificante de suas aldeolas, congrega-se unânime para comemorar o dia que o tirou dentre as nações dependentes, para colocá-lo entre as nações soberanas, e entregou-lhe os seus destinos, que até então haviam ficado a cargo de um povo estranho. 

(Gazeta de Notícias, 7 de set. 1883)


As festividades em torno da Independência do Brasil marcam o nosso calendário desde os anos imediatamente posteriores ao 7 de setembro de 1822. Essa comemoração está diretamente relacionada com:


a) a construção e manutenção de símbolos para a formação de uma identidade nacional.

b) o domínio da elite brasileira sobre os principais cargos políticos, que se efetivou logo após 1822.

c) os interesses de senhores de terras que, após a Independência, exigiram a abolição da escravidão.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 (Enem-2009) A Confederação do Equador contou com a participação de diversos segmentos sociais, incluindo os proprietários rurais que, em grande parte, haviam apoiado o movimento de independência e a ascensão de D. Pedro I ao trono. A necessidade de lutar contra o poder central fez com que a aristocracia rural mobilizasse as camadas populares, que passaram então a questionar não apenas o autoritarismo do poder central, mas o da própria aristocracia da província. Os líderes mais democráticos defendiam a extinção do tráfico negreiro e mais igualdade social. Essas ideias assustaram os grandes proprietários de terras que, temendo uma revolução popular, decidiram se afastar do movimento. Abandonado pelas elites, o movimento enfraqueceu e não conseguiu resistir à violenta pressão organizada pelo governo imperial.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996 - adaptado.


Com base no texto, é possível concluir que a composição da Confederação do Equador envolveu, a princípio,


a) diversas camadas, incluindo os grandes latifundiários, na luta contra a centralização política.

b) as camadas mais baixas da área rural, mobilizadas pela aristocracia, que tencionava subjugar o Rio de Janeiro.

c) as camadas mais baixas da população, incluindo os escravos, que desejavam o fim da hegemonia do Rio de Janeiro.

7.

OPEN ENDED QUESTION

3 mins • 1 pt

Como a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder na França no início do século XIX e as consequências de suas ações, como a invasão de Portugal, influenciaram o processo de independência do Brasil?

Evaluate responses using AI:

OFF

8.

OPEN ENDED QUESTION

3 mins • 1 pt

Quais foram os principais fatores sociais, econômicos e políticos que contribuíram para o processo de independência do Brasil?

Evaluate responses using AI:

OFF

9.

OPEN ENDED QUESTION

3 mins • 1 pt

Como o episódio conhecido como "Dia do Fico" influenciou a trajetória rumo à independência do Brasil?

Evaluate responses using AI:

OFF