Recuperação

Recuperação

10th Grade

9 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Konflik Dunia dan Pendudukan Jepun di Negara Kita

Konflik Dunia dan Pendudukan Jepun di Negara Kita

10th - 11th Grade

10 Qs

KUIS SEJARAH INDONESIA X IPS I (4)

KUIS SEJARAH INDONESIA X IPS I (4)

10th Grade

10 Qs

Pengukuhan T5 Bab 3(1)

Pengukuhan T5 Bab 3(1)

1st - 12th Grade

10 Qs

Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

1st - 12th Grade

10 Qs

sử 10 bài 2

sử 10 bài 2

10th Grade

10 Qs

Trivia "Fiestas de Quito"

Trivia "Fiestas de Quito"

8th - 10th Grade

10 Qs

Hasil Budaya Masa Praakaara

Hasil Budaya Masa Praakaara

10th Grade

10 Qs

Formative AssesSment, 2 BGU: Citizenship Education

Formative AssesSment, 2 BGU: Citizenship Education

1st Grade - Professional Development

10 Qs

Recuperação

Recuperação

Assessment

Quiz

History

10th Grade

Practice Problem

Medium

Created by

KASSELINY MARQUES

Used 1+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

9 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(Enem-2013) A vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade. A presença da Corte implicava uma alteração do acanhado cenário urbano da Colônia, mas a marca do absolutismo acompanharia a alteração. 

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995 - fragmento.


As transformações ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da presença da Corte estavam limitadas à superfície das estruturas sociais porque:


a) a pujança do desenvolvimento comercial e industrial retirava da agricultura de exportação a posição de atividade econômica central na Colônia.

b) a expansão das atividades econômicas e o desenvolvimento de novos hábitos conviviam com a exploração do trabalho escravo.

c) a emergência das práticas liberais, com a abertura dos portos, impedia uma renovação política em prol da formação de uma sociedade menos desigual.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

TEXTO I

O príncipe D. João VI podia ter decidido ficar em Portugal. Nesse caso, o Brasil com certeza não existiria. A Colônia se fragmentaria, como se fragmentou a parte espanhola da América. Teríamos, em vez do Brasil de hoje, cinco ou seis países distintos. 

(José Murilo de Carvalho) 

TEXTO II

Há no Brasil uma insistência em reforçar o lugar-comum segundo o qual foi D. João VI o responsável pela unidade do país. Isso não é verdade. A unidade do Brasil foi construída ao longo do tempo e é, antes de tudo, uma fabricação da Coroa. A ideia de que era preciso fortalecer um Império com os territórios de Portugal e Brasil começou já no século XVIII. 

(Evaldo Cabral de Mello) (1808 – O primeiro ano do resto de nossas vidas. Folha de S. Paulo, 25 nov. 2007 - adaptado)


Em 2008, foi comemorado o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Nos textos, dois importantes historiadores brasileiros se posicionam diante de um dos possíveis legados desse episódio para a história do país. O legado discutido e um argumento que sustenta a diferença do primeiro ponto de vista para o segundo estão associados, respectivamente, em:


a) Integridade territorial – Centralização da administração régia na Corte.

b) Desigualdade social – Concentração da propriedade fundiária no campo.

c) Homogeneidade intelectual – Difusão das ideias liberais nas universidades.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 Com a vinda de D. João VI, a cidade do Rio de Janeiro recebeu uma série de melhorias: sua área foi ampliada, abriram-se vias públicas para facilitar a circulação de pessoas e mercadorias, e as casas ganharam janelas envidraçadas que permitiam a entrada de luz. Por influência inglesa, os mais ricos fizeram jardins ao redor de suas casas e passaram a comer com garfo e faca. Além disso, foram criadas várias instituições científico-culturais, como:

a) A Universidade de São Paulo, O Museu do Ipiranga e o Jornal Correio Braziliense (veículo oficial de comunicação da corte portuguesa).

b) A Universidade Federal da Bahia, o Museu da Inconfidência e o Jornal Diário da Tarde, primeiro jornal de grande circulação da capital.

c) A Biblioteca Real (atual Biblioteca Nacional), o Museu  Real (Museu Nacional), a Imprensa Régia e o Real Horto (atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro).

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Os impostos, somados ao controle do comércio pelos portugueses e à fome em decorrência da seca e baixa produção agrícola, levaram rebeldes pernambucanos a iniciarem um movimento separatista. Os líderes do movimento eram de diferentes grupos sociais, e, após expulsarem o governador de Pernambuco, influenciaram paraibanos, potiguares e cearenses a tomarem o poder em suas províncias. A Revolução Pernambucana de 1817 estabeleceu por 74 dias um governo de caráter:

a) REPUBLICANO, em que estabeleceram a abolição de vários impostos, aumentaram os salários dos soldados, determinaram a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa.

b) MONÁRQUICO, com um novo reinado estabelecido em cada província que declarou independência, além de estabelecerem uma bandeira própria e uma constituição.

c) IMPERIAL, pois os pernambucanos conseguiram o domínio sobre os paraibanos, os potiguares e cearenses e decretaram a exigência do pagamento de impostos desses estados.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(Enem-2016) É hoje a nossa festa nacional. O Brasil inteiro, da capital do Império a mais remota e insignificante de suas aldeolas, congrega-se unânime para comemorar o dia que o tirou dentre as nações dependentes, para colocá-lo entre as nações soberanas, e entregou-lhe os seus destinos, que até então haviam ficado a cargo de um povo estranho. 

(Gazeta de Notícias, 7 de set. 1883)


As festividades em torno da Independência do Brasil marcam o nosso calendário desde os anos imediatamente posteriores ao 7 de setembro de 1822. Essa comemoração está diretamente relacionada com:


a) a construção e manutenção de símbolos para a formação de uma identidade nacional.

b) o domínio da elite brasileira sobre os principais cargos políticos, que se efetivou logo após 1822.

c) os interesses de senhores de terras que, após a Independência, exigiram a abolição da escravidão.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 (Enem-2009) A Confederação do Equador contou com a participação de diversos segmentos sociais, incluindo os proprietários rurais que, em grande parte, haviam apoiado o movimento de independência e a ascensão de D. Pedro I ao trono. A necessidade de lutar contra o poder central fez com que a aristocracia rural mobilizasse as camadas populares, que passaram então a questionar não apenas o autoritarismo do poder central, mas o da própria aristocracia da província. Os líderes mais democráticos defendiam a extinção do tráfico negreiro e mais igualdade social. Essas ideias assustaram os grandes proprietários de terras que, temendo uma revolução popular, decidiram se afastar do movimento. Abandonado pelas elites, o movimento enfraqueceu e não conseguiu resistir à violenta pressão organizada pelo governo imperial.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996 - adaptado.


Com base no texto, é possível concluir que a composição da Confederação do Equador envolveu, a princípio,


a) diversas camadas, incluindo os grandes latifundiários, na luta contra a centralização política.

b) as camadas mais baixas da área rural, mobilizadas pela aristocracia, que tencionava subjugar o Rio de Janeiro.

c) as camadas mais baixas da população, incluindo os escravos, que desejavam o fim da hegemonia do Rio de Janeiro.

7.

OPEN ENDED QUESTION

3 mins • 1 pt

Como a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder na França no início do século XIX e as consequências de suas ações, como a invasão de Portugal, influenciaram o processo de independência do Brasil?

Evaluate responses using AI:

OFF

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?