Responsabilidade Civil 2

Responsabilidade Civil 2

University

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

DIREITO DIGITAL - LIMITES DO HUMOR

DIREITO DIGITAL - LIMITES DO HUMOR

University

7 Qs

LGEI_QUIZ_RODADA_2

LGEI_QUIZ_RODADA_2

University

10 Qs

Ações litigiosas do processo civil

Ações litigiosas do processo civil

University

10 Qs

Politica Nacional de Saúde Bucal

Politica Nacional de Saúde Bucal

University - Professional Development

10 Qs

Revisão Execucao 2a V.A.

Revisão Execucao 2a V.A.

KG - Professional Development

10 Qs

Responsabilidade Objetiva

Responsabilidade Objetiva

University

10 Qs

QUIZ OBRIGAÇÕES

QUIZ OBRIGAÇÕES

University

10 Qs

Ética 2019.2 2

Ética 2019.2 2

University

9 Qs

Responsabilidade Civil 2

Responsabilidade Civil 2

Assessment

Quiz

Other

University

Medium

Created by

Clara Raquel

Used 2+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Advogado foi contratado por cliente para contestar ação em que se cobrava o valor de R$ 300.000,00. Ocorre que este advogado, por negligência, deixou de contestar o feito e o cliente foi condenado ao pagamento da referida quantia. Esse cliente ingressou com ação em face do advogado, reclamando indenização por danos morais, pela perda de uma chance. Em razão desses fatos, assinale a alternativa correta.

Pela fundamentação, somente terá direito à indenização se comprovar não dever os R$ 300.000,00.

Não terá direito a ser indenizado, uma vez que não se indenizam os danos hipotéticos.

Não terá direito a qualquer indenização, pois o prejuízo decorreu do direito do autor da primeira ação.

Tem direito de ser indenizado moralmente, em razão de ter perdido a oportunidade de ser melhor defendido na ação originária.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Em 2015, José ajuizou processo contra a administração pública utilizando os serviços de advocacia da sua entidade sindical. Em 2020, José foi atendido na sede sindical por um novo advogado que o orientou a assinar uma nova procuração, pois o advogado anterior havia sido demitido. Passados alguns meses, José descobriu que o advogado que o atendeu fez o saque da indenização sem lhe entregar a sua parte. Nessa situação: 


A entidade sindical e o advogado são solidariamente responsáveis pelo ressarcimento de José e pelo pagamento de indenização por danos morais. 

Apenas a entidade sindical tem responsabilidade subjetiva em reparar os danos sofridos por José.

A entidade sindical não é juridicamente responsável porque houve rompimento do nexo causal por fato de terceiro. 

Apenas o advogado é objetivamente responsável pelos danos causados.

A entidade sindical é subsidiariamente responsável pelo ressarcimento de José.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Considere a seguinte situação hipotética.
Em ação ajuizada contra determinada empresa, por meio da qual se pretendia reparação de danos, o advogado constituído para a defesa da ré perdeu o prazo para a contestação, tendo a empresa sido condenada à revelia.
Nesse caso, a responsabilização civil do advogado perante a empresa demandada dar-se-á nos termos da teoria da perda de uma chance (perte d’une chance), que dá suporte à responsabilização objetiva do agente causador do prejuízo pelos danos emergentes ou lucros cessantes.

CERTO

ERRADO

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Claúdio se hospedou num hotel em Maranguape e deixou os seus pertences pessoais no quarto. Ao retornar de um passeio pela cidade, foi surpreendido com os vários itens de sua bagagem danificados por uma placa de gesso que havia se descolado do teto e caído. Ao se dirigir à Direção do estabelecimento, soube que não seria ressarcido pelo hotel, pois o gerente desconfiava de um antigo funcionário a quem iria atribuir a autoria e, portanto, responsabilidade pelo ilícito.
Considerando o fato narrado, assinale a afirmativa correta.

Os donos de hotéis são responsáveis, independentemente de culpa, pelos bens de seus hóspedes, devendo, portanto, Cláudio ser ressarcido pelo hotel.

Somente comete ato ilícito, aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, e, portanto, o hotel não tem obrigação de indenizar Cláudio.

Como o hotel suspeita que o antigo funcionário seja o responsável pelo ilícito, haverá necessidade de aguardar que o fato seja apurado no juízo criminal, para após analisar o fato no juízo cível.

O hotel não deve indenizar Cláudio, pois houve culpa exclusiva da vítima, já que ele deveria ter deixado, aos cuidados do gerente, seus pertences pessoais para que houvesse essa garantia.

O hotel deve indenizar Cláudio, pois cometeu ato ilícito.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Um paciente faleceu em razão de erro médico ocorrido em uma cirurgia realizada em um hospital particular em que estava internado, sendo o médico de seu quadro de profissionais. Sobre o referido caso, é correto afirmar que:  

o médico que realizou a cirurgia e o hospital poderão ser responsabilizados civilmente pelo ocorrido, o primeiro mediante a comprovação de sua culpa pela vítima do ato ilícito.

apesar de responsabilidade do médico que realizou a cirurgia ser subjetiva, sua culpa é presumida de forma relativa, sendo necessário que este comprove a sua ausência. 

a responsabilidade do hospital é objetiva, sendo necessária a comprovação de imprudência, imperícia ou negligência por parte do médico que realizou a cirurgia. 

considerando que o médico integra o quadro profissional do hospital, este não poderá propor ação de regresso contra o médico caso venha a responder pelo ato ilícito.


a responsabilidade do hospital é objetiva e de risco integral, respondendo pelo ato ilícito ainda que não se verifique nexo de causalidade entre o dano e a sua conduta ou atividade.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Suponha que determinada sociedade empresária, que atua no setor de transporte e logística, tenha sido acionada judicialmente por uma pessoa vítima de acidente ocorrido em uma rodovia e que envolveu um dos caminhões de propriedade da empresa, que estava levando uma carga perecível para seu destino final. Na referida ação judicial, a vítima pleiteia indenização pelos danos sofridos em razão do acidente, no qual restou comprovada a culpa exclusiva do motorista do caminhão. A empresa, por seu turno, refutou a responsabilidade pelos danos, alegando que adotou todas as cautelas para a contratação do motorista, que detinha habilitação para dirigir veículo daquela categoria e comprovada experiência. De acordo com as disposições legais aplicáveis, os argumentos apresentados pela empresa

são descabidos, eis que aplicável a responsabilidade objetiva, que prescinde de comprovação de culpa.

devem ser considerados para fins de identificação da culpa in eligendo.

são procedentes, eis que a empresa não responde por ato de seus empregados ou prepostos.

somente poderão ser aceitos se comprovada causa excludente de ilicitude.

somente seriam aplicáveis se a discussão envolvesse responsabilidade contratual.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Vânia submeteu-se a uma intervenção cirúrgica na qual, em decorrência da imperícia de Carlos, Vanessa e Fabrício, três médicos que participavam da operação, sofreu sérios danos físicos. Caracterizada a responsabilidade civil dos médicos em questão, pode-se afirmar que a indenização:

tem que ser exigida separadamente de cada um dos autores do fato lesivo.

pode ser exigida apenas de um dos autores do fatos, isentando os demais da responsabilidade.

pode ser exigida apenas de dois dos autores, isentando o terceiro da responsabilidade.

pode ser exigida apenas de um dos autores, o qual exercerá direito regressivo perante os demais.

tem que ser exigida dos três autores dos fatos conjuntamente, cada qual na proporção de sua responsabilidade.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?