História 2ºano - N1: Atividade1

História 2ºano - N1: Atividade1

2nd Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Início da colonização portuguesa na América

Início da colonização portuguesa na América

1st - 3rd Grade

10 Qs

HIS_6EFAF

HIS_6EFAF

1st - 2nd Grade

12 Qs

Suméria e Babilônia

Suméria e Babilônia

1st - 2nd Grade

8 Qs

Estudo de história - Escravidão no Brasil

Estudo de história - Escravidão no Brasil

1st - 3rd Grade

10 Qs

Fascismo e Nazismo

Fascismo e Nazismo

1st - 12th Grade

13 Qs

Jogos Olímpicos na Antiguidade

Jogos Olímpicos na Antiguidade

2nd Grade

10 Qs

Revoluções Inglesas

Revoluções Inglesas

1st Grade - University

12 Qs

Absolutismo

Absolutismo

2nd Grade

10 Qs

História 2ºano - N1: Atividade1

História 2ºano - N1: Atividade1

Assessment

Quiz

History

2nd Grade

Hard

Created by

GILBERTO NESKE

Used 6+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Nos primeiros tempos da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, as fábricas apresentavam péssimas condições de instalação. Sua iluminação, ventilação e higiene era desapropriada para um ambiente que acomodava tantos trabalhadores. Não existiam nenhum equipamento de segurança, o que levava muitos operários a sofrerem acidentes constantes. Existiam severos regulamentos, que muitas vezes levavam aos maus-tratos dos trabalhadores. Indique quais eram as condições de trabalho dentro dessas fábricas.

a) Os trabalhadores viviam em plenas condições legais de trabalho. Exerciam funções exatas para sua área de atuação e estudo. Também tinham uma jornada de trabalho máxima de 6 horas diárias, o que lhes oportunizou uma vida digna com seus familiares.

b) Os trabalhadores enfrentavam um trabalho assalariado com baixa remuneração. Também tinham que enfrentar jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia, onde existiam, em geral, 15 minutos de folga para o almoço. Não existiam leis trabalhistas.

c) As condições de trabalho dentro das fábricas eram boas, uma vez que todo o sistema era mecanizado e existia o uso de operação por meio de computadores. Os operários mantinham-se sentados operando as máquinas por meio informatizado. 

d) As condições de trabalho eram das mais diversas. Os trabalhadores tinham a opção de operar as máquinas de suas casas, através de trabalho home office. Os empregadores ofereciam assistência tecnológica para que os operários manuseassem tudo por meio da internet.  

Answer explanation

Os trabalhadores enfrentavam um trabalho assalariado com baixa remuneração. Também tinham que enfrentar jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia, onde existiam, em geral, 15 minutos de folga para o almoço. Não existiam leis trabalhistas. Essas condições acabaram por deflagrar uma série de movimentos onde os trabalhadores passaram a exigir seus direitos. 

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

As condições de trabalho feminino durante a Revolução Industrial eram excludentes e diferenciadas das dos homens. As mulheres recebiam, até 60%, salários menores que o sexo masculino. Suas condições de trabalho eram insalubres e sofriam agressões físicas. Não havia cuidado pelas suas condições particulares de saúde com relação ao pós parto, gerando mortalidade materna e infantil. As crianças também trabalhavam nas fábricas, quais eram suas condições de trabalho?

a) O trabalho infantil nas fábricas iniciavam a partir dos 5 anos. As crianças trabalhavam também na extração de carvão das minas. Sua carga horária chegava a exceder 16 horas, porém recebiam a quinta parte do salário de uma pessoa adulta.

b) O trabalho infantil era direcionado para crianças a partir dos 14 anos. Existia regulamentação de leis trabalhistas e não se podia exceder uma jornada de trabalho de 6 horas diárias. Também todas as crianças deveriam estar matriculadas em escolas e terem horas destinadas ao estudo. 

c)  As crianças que trabalhavam nas fábricas sofriam um regime diferenciado. Dentro desse ambiente elas recebiam tarefas de aprendizado, onde o maior objetivo era gerar um conhecimento sobre o mundo do trabalho. Após três anos de aprendizado eram encaminhadas para operar máquinas.

d) O trabalho infantil nas fabricas era direcionado para o lazer e os estudos. As crianças passavam boa parte das 4 horas diárias realizando oficinas de estudo. Também existiam momentos de lazer, onde professores ofereciam atividades esportivas para os mesmos.

Answer explanation

Media Image

O trabalho infantil nas fábricas iniciavam a partir dos 5 anos. As crianças trabalhavam também na extração de carvão das minas. Sua carga horária chegava a exceder 16 horas, porém recebiam a quinta parte do salário de uma pessoa adulta. Não existia nenhum regime de trabalho privilegiado para essas crianças que não frequentavam ambientes escolares e não poderiam ter condições de um futuro mais digno. 

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

A França do final do final do século XVIII era o país mais populoso da Europa e também um dos mais injustos. O sistema político vigente no período era denominado Antigo Regime, onde era praticado o absolutismo monárquico, um modelo de governo marcado pela concentração de poder nas mãos do rei. A sociedade francesa do período era estamental que era dividida em 3 estados. Que grupos pertenciam a essa sociedade estamental? 

a) A sociedade estamental era composta por 1° estado (ricos), 2° estado (classe média) e 3° estado (pobres). Cada uma dessas classes tinham um ganho econômico diferenciado e as classes mais pobres viviam em grande desigualdade social e econômica. 

b) A sociedade estamental era composta pelo 1° estado (patrícios), 2° estado (plebeus e clientes) e 3° estado (escravos). Os patrícios eram os únicos considerados cidadãos com direitos garantidos socialmente por meios legais. 

c) Era composta pelo 1º estado, com o Clero (os membros da Igreja católica). O 2º estado, com a Nobreza (os membros da monarquia e da nobreza cortesã, provincial e de toga) e o 3º estado, com os trabalhadores urbanos, os camponeses e a burguesia. 

d) A sociedade estamental era composta pelo 1° estado (protestantes), 2° estado (católicos) e 3° estado (indivíduos que comungavam de crenças pagãs, como por exemplo, a adoração a deuses da natureza). Essa sociedade existia em função unicamente de posições religiosas. 

Answer explanation

Media Image

Era composta pelo 1º estado, com o Clero (os membros da Igreja católica). O 2º estado, com a Nobreza (os membros da monarquia e da nobreza cortesã, provincial e de toga) e o 3º estado, com os trabalhadores urbanos, os camponeses e a burguesia. Essa sociedade estamental revelava os privilégios de alguns grupos da sociedade sobre os outros.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Na França do século XVIII o 1° Estado (clero) possuía muitas terras e cobrava dízimo e taxas sobre batismo, casamento e sepultamento e o 2º Estado (nobreza) possuíam terras, poder e privilégios. Vivia à custa do Estado ou da exploração do trabalho dos camponeses, estes não pagavam impostos. Existia nessa sociedade estamental o 3° Estado (trabalhadores urbanos, camponeses e burgueses), aponte a afirmativa que revela como vivia esse 3° Estado. 

a) O 3° Estado eram os únicos que pagavam impostos exorbitantes. Os camponeses e Sans-Culottes viviam em situação de miséria e a burguesia não tinha liberdade econômica, assim não podiam participar das decisões políticas.

b) O 3° Estado vivia de forma semelhante ao 2° Estado. Viviam nos palácios, ou em residências localizadas no campo. Tinham direitos equivalentes aos dos nobres, uma vez que a partir de conquistas políticas conseguiram alcançar uma sociedade mais justa. 

c) O 3° Estado vivia sob um regime de total igualdade de direitos com o resto da população do 1° e 2° Estados. Os camponeses e os Sans-Culottes desfrutavam de uma situação econômica bastante favorável. 

d) O 3° Estado apesar das diferenças sócio-políticas e econômicas do 1° e 2° Estado tinham uma constituição que os garantia alguns direitos como a participação no desenvolvimento de leis e na distribuição econômica da nação francesa. 

Answer explanation

Media Image

O 3° Estado eram os únicos que pagavam impostos exorbitantes. Os camponeses e Sans-Culottes viviam em situação de miséria e a burguesia não tinha liberdade econômica, assim não podiam participar das decisões políticas. Os burgueses desejavam participação política e eliminação de taxas alfandegárias.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Sobre a economia brasileira durante o Segundo Reinado (1840-1889), é correto afirmar que

a) O açúcar foi o principal produto de exportação brasileiro, muito produzido no sul do Brasil e contava com a utilização da mão-de-obra imigrante;

b) O café foi o principal produto de exportação, produzido principalmente na região sudeste do Brasil.

c) O processo de industrialização se intensificou durante o Segundo Reinado, a indústria e bens de serviços representava mais de 50% do Produto Interno Bruto.

d) O açúcar e o café foram os principais produtos de consumo interno, por isso não foram exportados.

Answer explanation

Media Image

O café foi o principal produto de exportação, produzido principalmente na região sudeste do Brasil. O café, introduzido no Brasil no século XVIII, tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, chegando a representar, na segunda metade do século XIX, mais de 50% da nossa balança comercial.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Durante o período do Segundo Reinado no Brasil, D. Pedro II teve que se adaptar ao jogo político, ora tendia para Liberais, ora para Conservadores. Sobre esses dois partidos, é correto afirmar que:

a) Ambos os partidos eram favoráveis à centralização política nas mãos do imperador e o apoiavam sem restrições em suas decisões.

b) O Partido Liberal (eram favoráveis à descentralização política) e o Partido Conservador (defendiam a centralização política), mas tinham interesses semelhantes: ambos desejavam manter a ordem estabelecida, a monarquia e o escravismo.

c)  Não tinham interesse na manutenção da monarquia ou do escravismo, só se interessavam em assumir o poder e destituir o imperador.

d) O Partido Liberal defendia a centralização política e o Partido Conservador defendia a descentralização política.

Answer explanation

Media Image

O Partido Liberal (eram favoráveis à descentralização política) e o Partido Conservador (defendiam a centralização política), mas tinham interesses semelhantes: ambos desejavam manter a ordem estabelecida, a monarquia e o escravismo.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Na França do Antigo Regime, gastando mais do que arrecadava, o governo de Luís XVI precisava cada vez mais de dinheiro para equilibrar suas contas. Diante dessa grave situação no país, o rei convocou a Assembleia dos Estados Gerais no ano de 1788, para discutir e procurar soluções possíveis. Quais eram as camadas sociais a que pertenciam esses Estados e como funcionava seu direito de voto?

a) As camadas sociais que pertenciam os estados eram compostas por 3º estados que comungavam dos mesmos privilégios socioeconômicos e políticos. O seu direito de voto era direcionado apenas três por estado. 

b) As camadas sociais que pertenciam aos estados eram compostas pelo 1º estado, com o Clero (os membros da Igreja católica). O 2º estado, com a Nobreza (os membros da monarquia e da nobreza cortesã, provincial e de toga) e o 3º estado, com os trabalhadores urbanos, os camponeses e a burguesia. Na Assembleia, cada estado tinha direito a um voto.

c) As camadas sociais que pertenciam os estados eram compostas por monarquia, nobreza e povo. Cada um desses estados, pelas leis do Direito Consuetudinário, dava a todos os indivíduos dessas classes sociais a que eles pertencessem tivessem direito de voz e voto. 

d) As camadas sociais que pertenciam aos estados eram compostas por uma sociedade completamente democrática. Nessa Assembleia, além de todos indivíduos terem direito ao voto, também ocorriam debates em que ocorria participação dos cidadãos.

Answer explanation

As camadas sociais que pertenciam aos estados eram compostas pelo 1º estado, com o Clero (os membros da Igreja católica). O 2º estado, com a Nobreza (os membros da monarquia e da nobreza cortesã, provincial e de toga) e o 3º estado, com os trabalhadores urbanos, os camponeses e a burguesia. Na Assembleia, cada estado tinha direito a um voto. Porém o 3º Estado era composto por um número bem mais significativo da população, isso gerou discórdias. 

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Em 1787 Luís XVI convocou a chamada Assembleia dos Notáveis, porém essa era composta unicamente pelo Primeiro e Segundo Estado. Os dois estados recusaram-se a perder qualquer privilégio de classe e a pagar qualquer tributo. Em 1788, a França mantinha sua crise econômica e o rei, novamente, resolveu convocar a Assembléia  dos Estados Gerais, dessa vez com a participação do Terceiro Estado.  O Terceiro Estado vai revoltar-se com a organização do sistema de votação realizada através de um voto por estado, sentindo-se em desvantagem, uma vez que Primeiro e Segundo Estado uniriam seus votos. Qual a principal exigência do Terceiro Estado quanto a esse sistema de voto? 

a)O Terceiro Estado pretendia que o sistema de voto fosse realizado de maneira que toda a população francesa fosse utilizada com o seu poder de voto, existiria assim uma votação popular. Assim, composta pela maioria da população, essa representação seria considerada mais justa. 

b)O Terceiro Estado desejava que o sistema de voto da Assembleia dos Estados Gerais fosse realizado por meio de urnas eletrônicas, assim seria assegurado que não ocorreriam fraudes nessa votação.

c)O Terceiro Estado exigia que o sistema de votação da Assembleia dos Estado Gerais acabasse. Assim, com o fim desse sistema de voto por indivíduo e por Estado, a escolha caberia unicamente às determinações monárquicas de Luís XVI.

d)O Terceiro Estado pretendia que a votação da Assembleia Geral dos Estados fosse realizada por pessoa, e não por Estado. Exigindo mais representação política, o Terceiro Estado desejava que aumentassem o número de seus deputados. 

Answer explanation

O Terceiro Estado pretendia que a votação da Assembleia Geral dos Estados fosse realizada por pessoa, e não por Estado. Exigindo mais representação política, o Terceiro Estado desejava que aumentassem o número de seus deputados, assim que nessa votação eles tivessem o mesmo número dos deputados do Primeiro e Segundo Estado somados.