Revisão para Edros 9°Ano

Revisão para Edros 9°Ano

9th Grade

20 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Nazi-fascismo

Nazi-fascismo

9th Grade

15 Qs

Ditadura Militar

Ditadura Militar

9th Grade

18 Qs

RENASCIMENTO

RENASCIMENTO

8th - 11th Grade

20 Qs

A II Guerra Mundial

A II Guerra Mundial

9th Grade

15 Qs

Reforma Protestante

Reforma Protestante

9th - 12th Grade

20 Qs

Primeira República Brasileira

Primeira República Brasileira

9th Grade

20 Qs

História - 9 Ano

História - 9 Ano

9th Grade

20 Qs

IMPERIALISMO

IMPERIALISMO

9th Grade

17 Qs

Revisão para Edros 9°Ano

Revisão para Edros 9°Ano

Assessment

Quiz

History

9th Grade

Hard

Created by

Professora Benavente

Used 5+ times

FREE Resource

20 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Media Image

Leia o trecho abaixo:

“Os batalhões de negros que partiam para a Guerra do Paraguai “se diziam voluntários, mas eram quase sempre de recrutados à força”. Em certos círculos da elite – sobretudo da elite que não participou da campanha – esteve em moda referir-se a esses soldados, não vendo neles nenhum valor, como “voluntários de corda” ou “voluntários a pau e corda”. [...] Depois da guerra, a nova dignidade de soldado vitorioso e cidadão brasileiro levou o povo negro a demandas até então inimagináveis ou adormecidas. Demanda, por exemplo, por abolição, cidadania e participação política”

SILVA, Eduardo. O negro e a conquista da abolição. São Paulo: Rev. USP, nº 58, 2003. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2019.

O trecho chama atenção para o fato de que:

após a guerra os donos de escravos entraram na justiça pedindo indenizações pela morte dos combatentes que lhes pertenciam.

após o conflito os escravos passaram a questionar seu papel na sociedade, visto que foram fundamentais na batalha.

o governo brasileiro ganhou muito dinheiro com o fim da guerra graças as indenizações milionárias que o Paraguai foi forçado a pagar.

o território do Brasil foi reduzido após o conflito, resultado das negociações de paz e das imposições do Tratado de Rio Branco.

houve um aumento na demanda de negros vindos da África em razão da alta mortalidade dos escravos no campo de batalha.

Answer explanation

A escolha correta destaca que após o conflito, os escravos começaram a questionar o seu papel na sociedade, pois eram cruciais na batalha.


2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Media Image

Leia o trecho abaixo:

“Também eram comuns as chamadas “eleições a bico de pena”, em que fraudes eram praticadas em todas as etapas do processo: no alistamento dos eleitores, na composição das mesas de votação e apuração, nas transcrições das atas e nos diplomas dos eleitos. O processo eleitoral era tratado como uma formalidade, e a vontade dos eleitores, como questão secundária. Munidos de cacife eleitoral, os “coronéis” se articulavam aos grupos oligárquicos que mantinham a hegemonia no plano estadual. Assim, estabeleciam uma ampla rede de alianças, por meio da troca de votos por favores, bens, nomeações para cargos públicos, obras, total impunidade e outros privilégios, que aumentavam seu poder local.”

DIAS, Carlos Alberto Ungaretti. Política dos governadores. Dicionário da Elite Política Republicana. São Paulo: FGV, 2011. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/POL%C3%8DTICA%20DOS%20GOVERNADORES.pdf. Acesso em: 06/07/21.

O excerto acima refere-se:

ao Convênio de Taubaté, no qual os coronéis se reuniram para definir o futuro político do país.

a Revolução de 32, que lutou contra as fraudes no sistema eleitoral e a manutenção do parlamentarismo no país.

a criação da Justiça Eleitoral, em 1920, para evitar as fraudes no sistema de votação.

ao voto de cabresto, no qual os eleitores eram coagidos a votar em um determinado candidato.

ao sistema de votação no Império, marcado por fraudes e pelo uso de ameaças para eleger deputados do Partido Conservador.

Answer explanation

O trecho refere-se ao 'voto de cabresto', onde os eleitores foram coagidos a votar em um candidato específico, refletindo o controle exercido pelos 'coronéis' no processo eleitoral.


3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Assinale a alternativa que define corretamente o motivo do estopim para a Revolta Armada.

O assassinato do presidente Deodoro da Fonseca por rebeldes separatistas que buscavam a independência do Rio Grande do Sul e do Paraná.

O fechamento do Congresso por Deodoro da Fonseca, o que culminou na sua renúncia e a recusa em se fazer cumprir a constituição de 1891 que previa eleições gerais caso a presidência ou a vice ficassem vagas antes de 2 anos de mandato.

A repressão aos tenentes do Movimento Tenentista, gerando uma enorme reação por parte da imprensa e da sociedade civil, causando passeatas e manifestações contra o governo e a tomada do Forte de Copacabana.

A Guerra de Canudos aumentou a influência do exército dentro do governo, um golpe, que falhou em sua execução, foi tramado pela insatisfação dos soldados com a carreira militar.

A expulsão dos estrangeiros do Brasil e a desistência na política de imigração europeia, fizeram com que os imigrantes fossem às ruas lutar contra a sua deportação para seus países de origem.

Answer explanation

A escolha acertada explica que o encerramento do Congresso por Deodoro da Fonseca levou à sua demissão e recusa em cumprir a Constituição de 1891, desencadeando a Armada Revolta.


4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Leia o trecho abaixo:

“Em que pesem alguns episódios específicos, a base fundamental da campanha abolicionista movida por setores da elite econômica dos anos 1880 estava longe de ser um humanitarismo solidário aos negros, ou a busca de reformas sociais democratizantes. Isso tornou-se evidente com o passar dos anos, apesar de um discurso contraditório de setores das classes dominantes, simpáticos à libertação. Havia, por exemplo, o caso do projeto abolicionista de Joaquim Nabuco. Rejeitado pela Câmara dos Deputados, em fins de 1880, o texto manifestava alguma preocupação social. Seu artigo 49 definia:     
“Serão estabelecidas nas cidades e vilas aulas primárias para os escravos. Os senhores de fazendas e engenhos são obrigados a mandar ensinar a ler, escrever, e os princípios de moralidade aos escravos”.”

MARIGONI, Gilberto. História - O destino dos negros após a Abolição. São Paulo: IPEA, 2011. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23. Acesso: 19/07/2021.

O texto acima reforça a ideia de que:

a abolição deveria acontecer de maneira ágil e com toques revolucionários, utilizando como inspiração o movimento que explodiu no Haiti no início do século XIX.

o processo foi pensado de modo a garantir que os negros tivessem acesso a educação, para garantir o desenvolvimento de país e a inserção do ex escravos na sociedade.

os abolicionistas tinham as mesmas ideias e havia poucas divergências dentro do movimento, que era guiado pelos princípios humanitários e democratização do país.

o movimento acreditava que a abolição da escravidão seria o primeiro passo para a Proclamação da República e a construção de uma sociedade democrática com base no pensamento Iluminista e na Constituição dos Estados Unidos.

parte dos setores envolvidos não estavam realmente preocupados com a inserção do negro na sociedade, apenas queriam resolver essa questão e abrir caminho para o branqueamento da população com o incentivo à vinda de imigrantes.

Answer explanation

A escolha correta é que parte dos setores envolvidos não estavam genuinamente preocupados com a integração dos negros na sociedade; pretendiam resolver a questão e abrir caminho para o embranquecimento da população através do incentivo à imigração.


5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Leia o texto a seguir.

A República da Espada iniciou-se após a Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889. Nesse dia, o governo monárquico brasileiro foi substituído pelo modelo republicano.

Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br>. Acesso em: 6 dez. 2019.

O primeiro momento republicano brasileiro (1889-1894) caracterizou-se

por governos democráticos e descentralizados.

pela concentração de poder nas mãos dos industriais.

pela participação de todos os brasileiros em eleições diretas.

pela influência da Belle Époque e da ideia de progresso positivista

pela política de alianças para eleger representantes do Executivo nacional.

Answer explanation

A escolha correta é caracterizada pela influência da Belle Époque e pela ideia de progresso positivista, alinhando-se ao contexto da Primeira República Brasileira (1889-1894).


6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Media Image

Sobre a cronologia apresentada, é correto afirmar que o(a)

Estado passou a oferecer educação aos filhos de escravizados após os oito anos de idade a partir da Lei do Ventre Livre.

Lei Eusébio de Queirós aboliu o tráfico negreiro de outros continentes para o Brasil, permitindo apenas a entrada de africanos.

abolição da escravatura ocorreu de maneira lenta e gradual, já que, durante anos, diversas leis foram assinadas para que ela se concretizasse.

Lei dos Sexagenários foi importante para garantir liberdade aos inúmeros idosos negros, além de um auxílio financeiro como compensação pelos anos de cativeiro.

Lei Áurea resultou do árduo trabalho feito pela princesa Isabel, grande defensora dos direitos dos negros no Brasil, para convencer os latifundiários.

Answer explanation

A afirmação correta é que a abolição da escravatura ocorreu de forma lenta e gradual, com diversas leis sendo assinadas ao longo dos anos para que isso acontecesse, sendo que as anteriores não funcionavam de maneira positiva e a última, a lei áurea, não inseria o negro na sociedade.


7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Leia o fragmento a seguir:

Ao fim da Guerra do Paraguai, “o número de negros no Brasil sofreu uma grande queda, uma vez que havia um branco para cada 45 negros nas forças brasileiras. A navegação brasileira dos rios Paraná e Paraguai foi garantida. O Império, de acordo com Eduardo Galeano (1985), ganhou mais de 60 mil km² de território e levou muitos prisioneiros paraguaios como mão de obra escrava. O exército brasileiro ficou mais unido e ganhou importância política. Ele tornou-se um centro de contestação à escravidão e ao Império, e aderiu às campanhas abolicionista e republicana. A guerra do Paraguai foi uma das causas da queda do Império brasileiro.”

(MILANESI, Dálcio Aurélio. Sobre a Guerra do Paraguai. Maringá-PR: Rev. Urutágua, Nº 05, dez. a mar. 2004)

O texto acima faz referência a um grupo que ganhou importância política a partir da Guerra do Paraguai e que acabou contribuindo para a queda do Império Brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta o grupo acima citado e como eles colaboraram com o fim do império:

Os negros, pois, o grande número de mortos gerou comoção social na população e o fim do império;

Os militares, pois após a Guerra do Paraguai, eles se tornaram mais unidos e aderiram às campanhas abolicionistas e republicanas.

Os militares, pois com o fim da Guerra do Paraguai, eles se tornaram mais unidos à elite imperial antirrepublicana.

Os negros, pois, o pequeno número de mortos na Guerra do Paraguai deu a esse grupo a noção de força política.

Os negros e os militares, que passaram a lutar juntos pelo fim do governo imperial.

Answer explanation

A escolha correta é o grupo militar, pois eles se tornaram mais unidos após a Guerra do Paraguai e aderiram às campanhas abolicionistas e republicanas.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?