DIREITO CIVIL - COMP 1

DIREITO CIVIL - COMP 1

University

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Unidad 7 relaciones colectivas de trabajo

Unidad 7 relaciones colectivas de trabajo

University

12 Qs

Derecho Empresarial-Semana 6

Derecho Empresarial-Semana 6

University

10 Qs

Clasificación de los contratos

Clasificación de los contratos

University

10 Qs

Derecho Mercantil

Derecho Mercantil

University

15 Qs

EXAMEN SORPRESA DERECHO LABORAL EMPRESARIAL

EXAMEN SORPRESA DERECHO LABORAL EMPRESARIAL

University

10 Qs

Contratos Turísticos

Contratos Turísticos

University

11 Qs

Contrato de Trabajo

Contrato de Trabajo

University

10 Qs

Derecho mercantil capitulo III contratos

Derecho mercantil capitulo III contratos

University

13 Qs

DIREITO CIVIL - COMP 1

DIREITO CIVIL - COMP 1

Assessment

Quiz

Other

University

Hard

Created by

Priscila Carvalho

Used 3+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Décio (comprador) e Tício (vendedor) celebraram contrato de compra e venda de um bem imóvel que não apresentava, visualmente, nenhuma imperfeição. No entanto, 4 (quatro) meses após a celebração do negócio, Décio percebe uma infiltração, cuja causa antecede a compra, que se espalha por todo o bem. Tício conhecia o problema da infiltração antes da venda, embora não o tenha ressalvado ou informado a Décio. Diante do caso hipotético, assinale a alternativa que reflete uma opção de conduta CORRETA sob a perspectiva de Décio

Décio pode reclamar abatimento do preço, com a restituição, pelo alienante, do que recebeu a mais, com perdas e danos.

Décio pode reclamar abatimento do preço, com a restituição, pelo alienante, do que recebeu a mais, sem perdas e danos em virtude da culpa concorrente de Décio na avaliação da coisa ao celebrar o negócio jurídico.

Décio pode enjeitar a coisa, sendo-lhe restituído o que pagou, sem perdas e danos ou despesas do contrato, em virtude de sua culpa concorrente na avaliação da coisa ao celebrar o negócio jurídico.

Décio não tem pretensão contra Tício, haja vista a decadência de seu direito de obter a redibição.

Se Tício não tivesse conhecimento do vício, restaria obstaculizado o direito de Décio em enjeitar a coisa.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Considerando o regime da evicção contido no Código Civil, assinale a alternativa CORRETA:

não há a garantia da evicção quando a aquisição se realizou em hasta pública.

não obstante a cláusula que exclui a garantia contra a evicção, se esta se der, tem direito o evicto a receber o preço que pagou pela coisa evicta, se não soube do risco da evicção, ou, dele informado, não o assumiu, mais perdas e danos.

se parcial, ainda que não considerável, for a evicção, poderá o evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido.

a ciência do litígio sobre a coisa não inviabiliza que o adquirente demande pela evicção.

salvo estipulação em contrário, o preço, seja a evicção total ou parcial, será o do valor da coisa, na época em que se evenceu, e proporcional ao desfalque sofrido, no caso de evicção parcial.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

No ambiente contratual eminentemente privado, há possibilidade de controle realizado pelo Estado, que deve regular o conteúdo dos contratos de adesão, seja na edição de leis protetivas, seja na atuação das agências reguladoras ou no controle judicial.

Essa atuação do Estado é denominada

ativismo contratual

dirigismo contratual

discricionarismo contratual

positivismo contratual

intervencionismo contratual

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Configura-se hipótese de domicílio da pessoa natural a hospedagem decorrente de contrato atípico de hospedagem por temporada de curta duração realizada por meio de plataforma digital.

CERTO

ERRADO

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Em conformidade com o Código Civil brasileiro, quando o vício, por sua natureza, só puder ser conhecido mais tarde, o prazo contar-se-á do momento em que dele tiver ciência, até o prazo máximo de:

quarenta e cinco dias em se tratando de bens móveis; e de noventa dias para os imóveis.

noventa dias em se tratando de bens móveis; e de cento e oitenta dias para os imóveis.

cento e oitenta dias, em se tratando de bens móveis; e de um ano, para os imóveis.

cento e oitenta dias, em se tratando de bens móveis; e de dois anos, para os imóveis.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Adalberto comprou um automóvel usado de Bianca, mas, alguns dias depois da entrega do bem, foi parado numa blitz policial porque o veículo havia sido furtado. O veículo foi então apreendido pelas autoridades administrativas para ser encaminhado ao seu real proprietário, Cristiano. Adalberto agora pretende acionar Bianca para ser ressarcido pelos prejuízos.

mesmo que o contrato exclua a garantia contra evicção, terá Adalberto direito ao ressarcimento do preço pago, se o risco de o veículo ser furtado não foi informado ou assumido;

se Adalberto vier a manter a posse do bem por novo contrato de compra e venda com Cristiano, não terá direito a indenização perante Bianca;

a pretensão de Adalberto em face de Bianca pelo ressarcimento do prejuízo sofrido pressupõe decisão judicial que reconheça a propriedade de Cristiano;

caso Adalberto, acionado judicialmente por Cristiano, deixe de denunciar a lide à Bianca, não terá direito a receber indenização de Bianca;

a indenização devida por Bianca a Adalberto deve abranger despesas do contrato, custas judiciais, honorários, frutos e o abono das benfeitorias feitas por Adalberto ou por Bianca.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Em janeiro de 2018, Mariana adquiriu um veículo zero quilômetro de uma concessionária. Em janeiro de 2021, ela descobriu que o veículo possuía um defeito oculto, que reduzia significativamente seu desempenho e segurança. Mariana, então, pretende ajuizar uma ação exigindo a substituição do veículo por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso. A concessionária, por sua vez, argumenta que o prazo para a reclamação de Mariana já se esgotou. Com base no Código Civil, assinale a alternativa correta sobre a situação de Mariana:

Mariana se encontra dentro do prazo para o exercício de seu direito, pois a decadência para vícios ocultos nos contratos de consumo é de 90 dias após sua constatação, conforme artigo 26, § 3º, do Código de Defesa do Consumidor.

O direito de Mariana de exigir a substituição do veículo está prescrito, pois o prazo prescricional para ações pessoais é de 3 anos, conforme artigo 206, §3º, do Código Civil.

Mariana está sujeita ao prazo de decadência de 90 dias para reclamar por vícios aparentes ou de fácil constatação, conforme artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor.

A pretensão de Mariana é imprescritível, uma vez que se refere a um direito de personalidade relacionado à segurança pessoal.

A ação de Mariana decai em 180 dias, contados da entrega efetiva do veículo, de acordo com o artigo 445, parágrafo único, do Código Civil, relativo aos vícios redibitórios.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?