Direito Constitucional 2

Direito Constitucional 2

University

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Teoria Geral do Processo Civil - 2025.1 (06/05/2025)

Teoria Geral do Processo Civil - 2025.1 (06/05/2025)

University

11 Qs

Entes Federativos 01

Entes Federativos 01

University

10 Qs

PROCESSO PENAL I - PRINCÍPIOS

PROCESSO PENAL I - PRINCÍPIOS

University

9 Qs

CONHECIMENTOS CONSTITUCIONAIS

CONHECIMENTOS CONSTITUCIONAIS

University

10 Qs

Instituições do Sistema de Justiça

Instituições do Sistema de Justiça

University

15 Qs

Princípios constitucionais

Princípios constitucionais

University

10 Qs

ESTATUTO DA POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS

ESTATUTO DA POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS

University

10 Qs

Aula 2 - Introdução Patologia Humana

Aula 2 - Introdução Patologia Humana

University

13 Qs

Direito Constitucional 2

Direito Constitucional 2

Assessment

Quiz

Other

University

Hard

Created by

Nivea Costa

Used 5+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

“Instrumento que o Presidente da República pode utilizar, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. É instituído através de decreto, que deverá indicar a sua duração, as áreas a serem abrangidas e as respectivas medidas coercitivas.” O trecho disposto está tratando de:

estado de sítio

estado de defesa

intervenção federal

intervenção nacional

Answer explanation

A questão se resolve pela leitura do artigo 136 da CF

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

No que tange à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.

Durante o estado de defesa, a prisão de qualquer pessoa não poderá ser superior a cinco dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário.

Para pôr termo a grave comprometimento da ordem pública, a União poderá decretar estado de defesa em estado, município e no Distrito Federal, o qual perdurará pelo prazo máximo de trinta dias.

Na vigência de estado de sítio, admite-se a imposição de restrições à liberdade de imprensa, de radiodifusão e de televisão.

O presidente da República deve solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar estado de defesa. 

Answer explanation

artigo 139 da CF

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Assinale a alternativa correta a respeito do sistema constitucional de crises.

Na vigência do estado de defesa, a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a 10 (dez) dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário; e, no estado de sítio, poderão ser determinadas a suspensão da liberdade de reunião e a busca e apreensão em domicílio.

No estado de defesa, podem ser impostas restrições ao direito de reunião, salvo quando exercida no seio das associações; e, no estado de sítio, poderá ser determinada a detenção de pessoas em edifício, desde que não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns.

Na hipótese de calamidade pública, no estado de defesa, poderá haver a ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, sendo dispensada a reparação dos danos e custos dela decorrentes.

No estado de defesa, poderá ser decretada a intervenção nas empresas de serviços públicos; e, no estado de sítio, poderão ser impostas restrições administrativas relativas à inviolabilidade da correspondência e ao sigilo das comunicações.

Answer explanation

art. 136

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Em determinado Estado do território nacional, foi detectado o risco de grave e iminente instabilidade institucional, ameaçando a paz social. Isto decorreu de um movimento orquestEm determinado Estado do território nacional, foi detectado o risco de grave e iminente instabilidade institucional, ameaçando a paz social. Isto decorreu de um movimento orquestrado de oposição a certas atividades econômicas.Considerando os termos da narrativa, a providência passível de ser decretada pelo Presidente da República, acompanhada de certas medidas coercitivas, restringindo alguns direitos fundamentais, seriarado de oposição a certas atividades econômicas.Considerando os termos da narrativa, a providência passível de ser decretada pelo Presidente da República, acompanhada de certas medidas coercitivas, restringindo alguns direitos fundamentais, seria

o estado de defesa, que não pode ser superior a trinta dias, prorrogável uma vez por igual período.

o estado de sítio, que pressupõe autorização prévia do Congresso Nacional.

o estado de defesa, que pressupõe autorização prévia do Congresso Nacional.

o estado de sítio, que pode ser decretado pelo tempo em que perdurar o risco.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

No que concerne à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a alternativa correta.  

Na vigência do estado de sítio, a prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxará, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito à autoridade policial.

O decreto do estado de defesa indicará sua duração, as normas necessárias à sua execução e as garantias constitucionais que ficarão suspensas. Depois de publicado, o presidente da República designará o executor das medidas específicas e as áreas abrangidas. 

Solicitada autorização para decretar o estado de defesa durante o recesso parlamentar, o presidente do Senado Federal, de imediato, convocará extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de cinco dias, a fim de apreciar o ato.

Ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, o presidente da República pode decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional. 

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Em razão de uma calamidade de grandes proporções na natureza, o presidente da República consultou alguns ministérios para avaliar a possível decretação do estado de defesa nas áreas abrangidas, bem como o procedimento a ser observado.Na situação descrita, o estado de defesa: 

pode ser decretado, após provocação do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional, e prévia aquiescência do Congresso Nacional;

pode ser decretado, mas pelo Congresso Nacional, a partir de provocação do presidente da República, após autorização do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional;

pode ser decretado, desde que ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, com posterior apreciação do decreto pelo Congresso Nacional;

pode ser decretado, desde que haja prévia aquiescência do Congresso Nacional, sendo facultativa a manifestação do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

De acordo com o texto constitucional, a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública cabem à(s)

polícias civis.

Polícia Rodoviária Federal.  

polícias militares.

Polícia Federal.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?