Aspectos históricos do ensino de biologia

Aspectos históricos do ensino de biologia

University

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Planejamento do processo de ensino-aprendizagem

Planejamento do processo de ensino-aprendizagem

University

10 Qs

Metodologias ativas - trilha 02

Metodologias ativas - trilha 02

University - Professional Development

10 Qs

Revisão de Linguagens e Comunicação Docente

Revisão de Linguagens e Comunicação Docente

University

10 Qs

Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Lei de Diretrizes e Bases da Educação

University

10 Qs

DIDÁTICA

DIDÁTICA

University

12 Qs

Metodologias Ativas

Metodologias Ativas

University

10 Qs

Recursos Didáticos e Tecnológicos

Recursos Didáticos e Tecnológicos

University

10 Qs

Tecnologias e educação

Tecnologias e educação

University

10 Qs

Aspectos históricos do ensino de biologia

Aspectos históricos do ensino de biologia

Assessment

Quiz

Education

University

Medium

Created by

Alessandra Bizerra

Used 5+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A que contexto histórico remetem primeiramente os princípios básicos escolares listados a seguir?

i) universalidade – extensão a todas as crianças, para ambos os gêneros e todas classes sociais.

ii) estatalidade – estado deve garantir que haja escola para todos.

iii) gratuidade – se não for gratuita, não há como ser universal.

iv) laicidade – formação religiosa deve ser do âmbito da igreja ou da família e não da escola.

  1. Reforma Capanema, de 1942, estabelecida no Brasil com uma proposta de educação coerente com os princípios pedagógicos da Escola Nova, voltada para a resolução de problemas, aberta aos métodos ativos de aprendizado e interessada em preparar os educandos para uma época de mudanças, mas que não teve maior irradiação, prevalecendo uma política educacional conservadora.

  1. Reforma de Francisco Campos, que viabilizou o início da modernização do ensino secundário no Brasil, por meio de decretos-lei em 1931 e 1932, com o marco da obrigatoriedade de 75% de frequência nas aulas e a dualidade de se tornar um ensino de massa, mas que acabou com objetivos e características de uma educação destinada a uma minoria.

  1. Revolução francesa, que introduziu a noção de educação progressiva, estabelecida pela sequência dos níveis primário e secundário, declinando em escolas centrais, de caráter enciclopédico, e os liceus, em número mais restrito, que se voltaram para a educação da elite. Cria-se um dualismo entre a educação popular primária e uma outra dedicada a um público muito mais reduzido e favorecido.

  1. Era progressista da educação estadunidense (1900-1920), período em que havia um otimismo pela educação, com 90% as crianças matriculadas em escolas públicas, embora apenas 16% da população tivesse concluído o ensino médio.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A que tendência de ensino e contextos históricos o trecho abaixo remete?

"Emerge um novo movimento educacional pautado no protagonismo do aluno e no poder criativo do professor em aproximar a vida e o cotidiano daquilo que é ensinado nas escolas. Trabalhos por projetos, estudos do meio, entre outras estratégias, ganham força. Prevalece os objetivos utilitaristas do ensino. Mas, nesse contexto, surgem posteriormente reações acadêmicas ao ensino utilitarista e pedagógico, também em resposta ao cenário político e social da época. Na Biologia, cientistas tomam a frente em busca de uma maior influência das universidades e das instituições de pesquisa na escola. A experimentação voltada para o ensino do “método científico” surge como eixo de um novo ensino."

  1. Perspectiva freiriana de educação, desenvolvida no pós-ditadura militar, que critica a educação bancária e coloca ênfase no cotidiano do aprendiz, com posterior reação de cientistas para que o método científico combata os negacionismos.

Perspectiva escolanovista do início do século XX, na qual o contexto experiencial dos estudantes é central para o processo de ensino aprendizagem. O aumento do protagonismo do professor na construção do currículo é combatido por pesquisadores que buscam retomar a aproximação entre escola e academia, por meio de materiais como o BSCS, no caso do ensino de biologia.

Perspectiva behaviorista pautada no comportamento ativo dos alunos, com posterior movimento da academia para combater o negacionismo científico por meio do ensino do "método científico”, evidenciado no início do século XXI.

Perspectiva cognitivista, que coloca foco nos processos mentais do estudantes, e não em seu comportamento, o que gerou uma reação por parte dos cientistas para que o método científico experimental voltasse às salas de aula.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

O pesquisador italiano Mario Manacorda faz uma síntese de um período histórico com a seguinte frase: “Fábrica e escola nascem juntas”.

A que o autor se refere?

A frase sugere que a fábrica e a escola estão intrinsecamente ligadas no contexto do desenvolvimento social e econômico, sendo ambos componentes periféricos para o progresso e a adaptação da sociedade às transformações da era industrial.

A fábrica e a escola têm uma relação intrínseca, surgindo simultaneamente durante a Revolução Industrial.

Ao período da revolução industrial, explicitando a interdependência entre o desenvolvimento industrial e a necessidade de uma educação formal que desse conta da formação de uma força de trabalho qualificada para as novas exigências do sistema de produção.

A frase ressalta a ideia de que fábricas e escolas foram fundadas no mesmo período, promovendo o desenvolvimento conjunto, com as escolas formando trabalhadores críticos e sendo financiadas pela elite detentora do controle fabril.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Para Goodson (1995), pesquisador inglês, as disciplinas escolares surgem no âmbito das primeiras tentativas de escolarização das massas no século XIX, com desenvolvimento dos sistemas estatais. Essa forma de organização dos conhecimentos torna-se hegemônica nos currículos escolares  e passa a estruturar e controlar o tempo e o espaço de um sistema escolar em expansão. Para o autor, em geral começam com interesses utilitaristas e pedagógicos, transformando-se ao longo do tempo, em sua busca por status, território e recursos, em disciplinas com finalidades mais acadêmicas.

Em relação ao desenvolvimento da disciplina escolar biologia no Brasil, podemos dizer que:

  1. Segue essa ideia, já que se iniciou com um caráter bastante utilitarista, ligado aos interesses cotidianos dos estudantes e à resolução de problemas, e depois se tornou mais atrelada à formação propedêutica.

  1. Segue essa ideia, pois se iniciou com um caráter bastante pedagógico, ligado à aprendizagem dos estudantes, e depois se tornou mais atrelada à preparação para o ensino superior.

  1. Segue essa ideia, pois se iniciou igualmente com interesses utilitaristas e pedagógicos para depois buscar o status de ser mais academicista.

  1. Não se encaixa nessa tendência proposta por Goodson, pois se constitui inicialmente na disciplina de História Natural, de caráter propedêutico.

  1. Acompanha parcialmente as ideias de Goodson, pois possui transformações históricas em suas finalidades e interesses, mas apresenta simultaneamente formações com caráter humanístico e técnico.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Pesquisas sobre a constituição das disciplinas escolares buscam entender as relações entre estas e as disciplinas acadêmicas. Para Lopes (1999), "as disciplinas escolares reorganizam o conhecimento científico em novas subdivisões, que não necessariamente correspondem às divisões dos saberes acadêmicos. Nesse processo, sofrem influências de fatores diversos, além daqueles oriundos das universidades e centros de pesquisas. Desde fatores intrínsecos às instituições de ensino até questões político-econômicas.” Qual das seguintes afirmações descreve mais precisamente a relação entre as disciplinas escolares e os saberes científicos/acadêmicos, de acordo com o texto?

As disciplinas escolares são um reflexo direto das divisões estabelecidas nos saberes científicos e acadêmicos.

A constituição das disciplinas escolares, em geral, segue as mesmas subdivisões dos saberes acadêmicos.

As disciplinas escolares reorganizam o conhecimento científico em novas subdivisões, influenciadas por diversos fatores, inclusive intrínsecos às instituições de ensino superior e questões político-econômicas.

As disciplinas escolares possuem autonomia e são independentes dos saberes científicos e acadêmicos, não havendo relação entre eles.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A Escola Nova é um movimento iniciado na Europa e amplificado nos Estados Unidos, principalmente em torno das ideias Rousseau, que toma força no início do século XX a partir de nomes como Maria Montessori e John Dewey. No Brasil, foi inspiradora do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, escrito em 1932 por intelectuais brasileiros, como Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira e Cecília Meireles. Qual foi a principal influência do movimento escolanovista no ensino de “biologia"?

Ênfase na memorização de fatos e dados biológicos.

Promoção da competição entre os alunos para estimular o aprendizado.

Foco na observação direta, experimentação e aprendizado prático.

Ênfase na transmissão unidirecional do conhecimento pelo professor.

Redução da importância das atividades ao ar livre e da interação com a natureza.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Em relação às disciplinas escolares História Natural e Biologia, qual das afirmativas não está correta?

  1. A disciplina História Natural foi estabelecida no ensino secundário no Brasil do século desde o século XIX. Entre 1920 e 1950, passou por mudanças na legislação e programas de ensino em relação à sua distribuição nas séries e horas de aulas semanais, mas conteúdos de Botânica, Zoologia, Mineralogia e Geologia permaneceram nos programas. Ao final dos anos 1960, foi definitivamente substituída pela Biologia.

Após a Reforma Francisco Campos, de 1931, a disciplina História Natural tornou-se obrigatória e deveria ser ofertada no ciclo fundamental do ensino secundário. No Curso Complementar, a disciplina Biologia Geral foi prevista para os candidatos ao ingresso em cursos superiores na área jurídica e a disciplina História Natural para o ingresso em cursos superiores de Medicina e Engenharia, entre outros.

A Lei Orgânica de 1942 elencou no currículo do ensino secundário a disciplina escolar Biologia e, em 1946, um decreto-lei substituiu-a pela História Natural. No programa de Biologia de 1943, permaneceram a Botânica e Zoologia, houve a exclusão da Mineralogia e da Geologia e a inclusão da Higiene.

Diferentemente do que ocorreu em escolas inglesas, em que a Zoologia, Botânica e Biologia Geral foram disciplinas isoladas até a década de 1960 (GOODSON, 1995, 1997), nos programas de ensino oficiais do Brasil havia a previsão de apenas uma disciplina – História Natural ou Biologia – reunindo conteúdos desses três ramos.

A disciplina escolar Biologia foi implementada nas escolas brasileiras no começo do século XX,  refletindo as mudanças no campo acadêmico, em que a unificação das ciências biológicas já havia sido resolvida mas sem adentrar o espaço escolar até então.