Reposição Saúde Coletiva

Reposição Saúde Coletiva

University

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Regulação da Alimentação

Regulação da Alimentação

University

9 Qs

Quiz sobre Podridão Cerebral

Quiz sobre Podridão Cerebral

4th Grade - University

8 Qs

Obesidade e má alimentação - 6º ano

Obesidade e má alimentação - 6º ano

1st Grade - University

10 Qs

Esclerose Lateral Amiotrófica

Esclerose Lateral Amiotrófica

University

11 Qs

Simulado PR2 T2 2023.1

Simulado PR2 T2 2023.1

University

14 Qs

Saúde da Família 2

Saúde da Família 2

University

12 Qs

Cirurgia Estética

Cirurgia Estética

University

11 Qs

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - NIVELAMENTO 8

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - NIVELAMENTO 8

8th Grade - University

15 Qs

Reposição Saúde Coletiva

Reposição Saúde Coletiva

Assessment

Quiz

Science

University

Medium

Created by

Flávia Ferreira

Used 2+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

As diretrizes que integram a nova Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) indicam as linhas de ações para o alcance do seu propósito, capazes de modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população. A alternativa que NÃO constitui diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição é: (1,0)

Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição.

Cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional; Vigilância Sanitária.

Organização da Atenção Nutricional e Vigilância Alimentar e Nutricional.

Qualificação da Força de Trabalho e Participação e Controle Social.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó NutriSUS consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas à criança diariamente. Os micronutrientes em pó são embalados na forma de sachês e devem ser adicionados

em preparações pastosas, diretamente no prato da criança.

em preparações líquidas, diretamente no copo da criança.

no preparo do alimento (feijão ou arroz) que será servido na refeição.

no preparo do suco que será servido na refeição.

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 1 pt

O Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo programa do governo brasileiro na área de alimentação escolar e de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Com relação à execução do PNAE, assinale as alternativas VERDADEIRAS

Uma das atribuições do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar.

Dos recursos financeiros repassados pelo FNDE às entidades executoras, no mínimo 30% (trinta por cento) devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios produzidos pelo agricultor familiar e pelo empreendedor familiar rural.

Uma das atribuições do nutricionista responsável-técnico pelo programa é realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos escolares.

Os cardápios deverão ser planejados e executados de modo a atender no mínimo 60% (sessenta por cento) das necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados na educação básica, em período parcial.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Assinale a alternativa INCORRETA

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um instrumento para monitorar o estado nutricional de usuários das unidades básicas de saúde e prevenir a obesidade exclusivamente em crianças e adultos.

Os índices antropométricos mais amplamente usados, recomendados pela OMS e adotados pelo Ministério da Saúde para a avaliação do estado nutricional de crianças, são: Peso-para-idade (P/I), peso-para-estatura (P/E), Índice de Massa Corporal (IMC)-para-idade e Estatura-para-idade (E/I).

A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) subsidia o planejamento da atenção nutricional e das ações de promoção da saúde e alimentação adequada e saudável no SUS, contribuindo para a qualificação do cuidado na Atenção Básica.

A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) nos serviços de saúde inclui a avaliação antropométrica e do consumo alimentar cujos dados são consolidados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), apoiando gestores e profissionais de saúde no processo de organização e avaliação da atenção nutricional

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Assinale a alternativa que contempla atividade obrigatória do nutricionista para cumprir as atribuições de Nutrição em Saúde Coletiva, na subárea Atenção Básica em Saúde, no âmbito do Cuidado Nutricional, em conformidade com a Resolução CFN Nº 600/2018.

Planejar e organizar ações de educação permanente para profissionais e equipes de saúde no que tange à implantação das ações de alimentação e nutrição no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Identificar o perfil da população atendida no que tange à frequência de doenças e deficiências associadas à nutrição, doenças e agravos não transmissíveis e demais distúrbios associados à alimentação para o atendimento nutricional específico.

Promover o planejamento, a implantação, a implementação e o acompanhamento das ações de Segurança Alimentar e Nutricional.

Definir mecanismos para melhor acolhimento dos usuários e para humanização do cuidado nutricional.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos alunos, promovendo ações de educação alimentar e nutricional e a oferta de refeições que atendam às suas necessidades nutricionais durante o período de permanência na escola. Sobre a oferta da alimentação nas escolas e aquisição de gêneros alimentícios, assinale a alternativa CORRETA

Para as preparações diárias da alimentação escolar, recomenda-se no máximo: 15% (quinze por cento) da energia total proveniente de açúcar simples adicionado.

As porções ofertadas deverão ser padronizadas para todo os alunos, visto que são suficientes para atender as necessidades nutricionais estabelecidas.

Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no máximo 30% (trinta por cento) deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural.

É vedada a aquisição de refrigerantes e refrescos artificiais, bebidas ou concentrados à base de xarope de guaraná ou groselha, chás prontos para consumo e outras bebidas similares.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O estudo da transição nutricional é fundamental para fomentar a inserção das ações de alimentação e nutrição, no âmbito das estratégias de atenção à saúde, de forma multidisciplinar e promover o apoio e a incorporação qualificada do nutricionista, especialmente, na rede básica de saúde. Nesse sentido, análises de dados da transição nutricional demonstram que:

a característica dominante é a Desnutrição Energético Proteica (DEP), como evento de maior visibilidade epidemiológica.

as anemias diminuem sua prevalência ao mesmo tempo e em ritmo oposto ao do aumento na prevalência da desnutrição.

houve a passagem de um modelo de situação epidemiológica representado pela Desnutrição Proteico Calórica (DEP), para um novo cenário dominado pelo sobrepeso e pela obesidade.

o processo foi caracterizado pelo declínio das carências nutricionais específicas e do sobrepeso e obesidade.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?